quinta-feira, 02/08/2007

Campanha do Agasalho deste ano termina com recorde de arrecadação: 19.770.000 peças

Em pleno inverno, a bela manhã de sol desta quinta-feira, dia 2, no Palácio dos Bandeirantes, parecia refletir o calor humano e o clima de solidariedade durante o encerramento da […]

Em pleno inverno, a bela manhã de sol desta quinta-feira, dia 2, no Palácio dos Bandeirantes, parecia refletir o calor humano e o clima de solidariedade durante o encerramento da Campanha do Agasalho, organizada pelo Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado. Com o slogan “Quanto Mais Gente, Mais Quente” , a edição deste ano bateu o recorde de arrecadação: 19.770.000 de peças.

“Hoje é dia de agradecer a todos aqueles que se envolveram em uma nova forma de fazer solidariedade: a solidariedade inclusiva. Isso porque, mesmo quem não podia ajudar doando agasalhos, confeccionou peças com o material dado pelas lãs Pingüin. E cada empresário pagou R$ 1,00 por peça feita”, lembrou a presidente do Fundo e primeira-dama do Estado, Mônica Serra, durante a cerimônia. A secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães, foi representada pela assessora Carmem Annunziato.

Além de secretários de Estado, prefeitos e primeiras-damas de municípios paulistas, uma convidada especial não escondia o orgulho por fazer parte da festa: a estudante Maysa Barbosa Gomes, de 16 anos, aluna do segundo ano do ensino médio da escola Francisco Pessoa , em Presidente Prudente, primeira colocada no Concurso de Frases promovido pela Secretaria da Educação dentro das atividades relacionadas à Campanha do Agasalho. Autora da frase “Solidariedade é… dividir o calor e multiplicar o amor “, Maysa revela que não foi difícil achar inspiração na hora de criar. “Desde pequena o assunto faz parte do meu dia-a-dia. Em casa, sempre me estimularam a ser solidária.”

Homenagem

Durante a cerimônia, a primeira-dama recebeu uma placa de homenagem das mãos do presidente da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CETEP), José Sidney Colombo Martini. Segundo ele, a Companhia arrecadou 1.109.316 peças, o equivalente a 911 agasalhos por funcionário.

A trilha sonora da festa ficou por conta do coral e da banda do Centro de Formação de Soldados da Polícia Militar de São Paulo. Já a banda “Por Um Fio”, formada por funcionários do call center da Eletropaulo, interpretou o hap da Campanha do Agasalho . O publicitário Roberto Dualibi, da DPZ, que todos os anos desenvolve gratuitamente a campanha institucional, comemorou a chance de participar da ação por mais um ano. “Quero agradecer a todos aqueles que deram um pouco de si, do seu carinho e afeto aos que precisam”, lembrou.

Outro parceiro de longa data, o senador e presidente do Conselho de Administração da Klabin, Pedro Piva, responsável por doar 18 mil caixas de papelão para receber as peças doadas, ressaltou que todos têm sua parcela de responsabilidade quando o assunto é ajudar ao próximo. “Se não houver a união de todos e uma motivação maior, nem os governantes conseguirão ajudar quem precisa.”

Números ano a ano

Em 2001, a Campanha do Agasalho arrecadou um total de 550 mil peças. No ano seguinte, 2002, o número subiu para 2,2 milhões. Em 2003, novo aumento nas doações: 7 milhões de agasalhos. O ano de 2004 também superou as expectativas: 11 milhões de peças. Em 2005, mais um avanço: 18 milhões. E ano passado o total arrecadado foi de 19.240.204 peças.

Educação e solidariedade

Várias atividades foram elaboradas pela Secretaria da Educação, durante a Campanha, para estimular não só as doações como também a importância de ser solidário. E os concursos, divididos por temas, agitaram o dia-a-dia das escolas. Na categoria Escola Mais Quente , que destaca as que mais arrecadaram agasalhos e confeccionaram peças de lã em cada Diretoria de Ensino, a escola Aladino Polon , do município de Caieiras (DE Caieiras), foi duplamente premiada. Além de ter arrecadado um total de 33.245 peças, foi a unidade que alcançou a maior proporcionalidade: 91,58 peças por aluno.

Foram premiadas ainda as escolas Prof. João Baptista do Amaral Vasconcellos , de Capão Bonito (DE Itapeva), e Profª Francisca de Almeida Góes Brandão , de Presidente Prudente (DE Presidente Prudente). Entre os prêmios para as escolas estão mesas de tênis e pebolim, vídeo, casa de boneca e DVDokê.

No Concurso de Frases , feitas pelos alunos e selecionadas pela equipe da Agência de Publicidade DPZ, a primeira colocada com a frase criada para completar o tema “Solidariedade é…” foi Maysa Barbosa Gomes, de 16 anos, aluna do segundo ano do ensino médio da escola Francisco Pessoa , em Presidente Prudente, com a frase Solidariedade é… dividir o calor e multiplicar o amor .

Em segundo lugar ficou a frase Ajudar alguém e não olhar a quem , de Lorrainy Brenda, aluna da sexta série da escola Bairro Nova Itariri , em Miracatu (DE Miracatu). E a terceira posição ficou Giulia Mnie de Oliveira, aluna da segunda série da escola Antonio de Almeida Júnior , de Osasco (DE Osasco), com a frase Ajudarmos aos outros com o coração aberto.

Na categoria Confecção de Peças de Lã , as ganhadoras foram as escolas Deputado Salomão Jorge (DE Carapicuíba), Profª Maria Aparecida Lopes (DE Adamantina), Prof. Francisco Balduíno de Souza (DE Tupã), e Marietta Ferraz de Assunpção (DE Presidente Prudente).

As quatro escolas e outras vinte e duas selecionadas pela comissão julgadora das lãs Pinguin e Paramount Têxtil, representadas por Aurino Gonçalez Fuentes e Cida Madeira, ganharam kits para a confecção de um casaco e um cachecol, contendo: bolsa, estojo porta-agulhas, escova com espelho, dois pingüins (porta-sal e porta-pimenta) e oito novelos de lã. E na categoria Funcionário Destaque , a funcionária da Secretaria da Educação que mais se destacou foi Maria Aparecida Silva Santos, com mais de 160 mil peças arrecadadas.

Celso Bandarra