• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 14/08/2015
Boas Práticas

Inscrições para campanha “Escola Sustentável” foram prorrogadas

Todas as unidades de ensino da rede estadual podem participar da campanha da Educação

Escolas da rede estadual de ensino ainda podem se inscrever para a campanha “Escola Sustentável” parceira do Programa Nascentes. O prazo foi prorrogado para o  dia 26 de agosto. Para participar, as unidades de ensino precisam incluir na pauta do seu planejamento questões referentes à mobilização e sensibilização sobre o uso da água, conservação ou recuperação de nascentes e matas ciliares.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

É necessário ainda que a unidade escolar que esteja em processo para se tornar uma escola sustentável, realize ações de acordo com três princípios: articulação com Currículo; gestão democrática e protagonismo juvenil.

A ação tem por objetivo introduzir os conceitos de sustentabilidade e preservação do ecossistema nas unidades escolares, com ênfase à necessidade de recuperação de matas ciliares, de forma a conscientizar os alunos sobre os cuidados com o meio ambiente.

Na rede estadual, algumas escolas como a E.E. Professor Tochichico Yochicava, localizada em Suzano, se notabilizam por se preocuparem com o meio ambiente, com inúmeros projetos voltados para o tema. Saiba mais aqui.

O Currículo do Estado de São Paulo visa à construção de uma educação com qualidade, tal qual o de garantir a proteção e recuperação das nascentes e o abastecimento de água à população. Neste sentido, conteúdos relacionados à água e, especificamente, às nascentes, mata ciliar, biodiversidade, recursos hídricos, entre outros, estão contemplados no currículo.

Sobre o Programa Nascentes

Inicialmente conhecido como Mata Ciliar, o Programa Nascentes é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que visa manter e recuperar as matas ciliares – vegetação localizada às margens de nascentes, rios, córregos, lagos e represas que protegem e limpam as águas.