• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 10/09/2015
Pais e Alunos

Campanha “Quem Falta faz Falta” reduz o número de faltas toleráveis de alunos

O objetivo é garantir o avanço dos índices de presença do estudante em sala de aula

Para garantir o avanço dos índices de presença do aluno da rede estadual em sala de aula, a Educação implantou um conjunto de medidas que diminui para 10% o número de faltas toleráveis. A lei de 2008 determinava que a comunicação e atuação da direção escolar e dos professores aos responsáveis deveriam ser feitas com 20% de ausências. A partir de agora, será reduzido pela metade o percentual de faltas dos estudantes.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A resolução, que marca a nova campanha da Educação “Quem Falta Faz Falta”, estabelece também que se o comunicado feito aos responsáveis dos alunos não gerar efeitos, outros órgãos, entre conselhos tutelares e vara da infância, devem ser acionados.

Permanecem como definidor da reprovação dos alunos, os 25% de faltas que são computados com bases nas aulas dadas. Em caso de excesso de faltas dos alunos, os Grêmios Estudantis e as associações de pais e mestres serão acionados para ajudarem em cada caso.

Todas essas ações que fazem parte da nova campanha da Educação “Quem Falta Faz Falta” também têm o objetivo de auxiliar a atuação das 91 Diretorias de Ensino e das 5 mil escolas estaduais. Dessa forma, foi criado um novo canal com contatos dos órgãos protetores que podem ser acionados em caso de excesso de faltas, as legislações sobre o tema, material informativo e boas práticas escolares que resultaram na prevenção ao abandono escolar.

Diminuição histórica em SP

A campanha “Quem Falta Faz Falta” foi criada com base em experiências bem sucedidas desenvolvidas pelas escolas estaduais, que já resultaram em uma diminuição histórica de 81% das taxas de abandono na rede de São Paulo. Na década de 80, o índice era de 26,5% e atualmente está em 5% no Ensino Médio paulista, uma das taxas mais baixas do País, apesar do tamanho e complexidade da rede estadual.  

Confira a escola que obteve sucesso com ações realizadas para o combate ao abandono escolar. A E.E. Professora Aracy Leme da Veiga, localizada no bairro Jardim Novo Carrão, conseguiu reverter em 100% o número de faltas de seus alunos.