• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 20/09/2011
Últimas Notícias

Campeãs nas Olimpíadas Escolares Brasileiras contam como se prepararam para a competição

Evento realizado em João Pessoa terminou neste domingo, 18 de setembro, e contou com a participação de 3,5 mil estudantes, 45 deles da rede estadual de SP   Terminaram neste […]

Evento realizado em João Pessoa terminou neste domingo, 18 de setembro, e contou com a participação de 3,5 mil estudantes, 45 deles da rede estadual de SP

 
Terminaram neste domingo, 18 de setembro, as Olimpíadas Escolares Brasileiras 2011. O evento, que aconteceu em João Pessoa, na Paraíba, contou com a participação de mais de três mil estudantes, entre eles, 45 representantes da rede estadual de ensino de São Paulo.

No total, participaram das Olimpíadas 45 alunos de escolas estaduais paulistas, dos quais 37 foram medalhistas, sendo 10 da capital, quatro de municípios da região metropolitana, três do litoral e 20 do interior. 

Os estudantes da rede estadual de São Paulo foram destaque no judô, atletismo, ciclismo, tênis de mesa, vôlei e basquete, somando 17 medalhas nas Olimpíadas Escolares Brasileiras, sendo 10 de ouro, quatro de prata e três de bronze.

Uma das representantes do estado de São Paulo é Gabriela Silva Martins Clemente, de 13 anos, vencedora da categoria leve do judô, na qual disputam atletas com até 48 kg. A estudante cursa a 7ª série na E.E. Deodato Wertheimer, em Mogi das Cruzes, e conta que o incentivo dos colegas de escola foi importante para que ela não desistisse do esporte. “Os amigos me dizem que sou boa, todos me incentivaram”.

A jovem, que se preparou muito para conquistar o primeiro lugar, agora reinicia a rotina de treinos de quatro horas, três vezes por semana, para enfrentar o campeonato Sul-Americano, que acontece na Colômbia. “Gosto muito de participar de campeonatos. Conheço lugares diferentes e faço amigos de outros Estados”, conta.

A rotina de treinos e a disciplina na preparação também renderam bons resultados para Jacqueline Silva, de 14 anos, aluna da 8ª série na E.E. Dirce Marcondes, em Pindamonhangaba. A estudante é uma das integrantes da equipe campeã do revezamento 4X75m, no atletismo. “Quando soube que iria participar das Olimpíadas Escolares, intensifiquei o treinamento. Alguns dias antes procurei me alimentar bem e descansar bastante”, conta Jacqueline.

A paixão pelo esporte que pratica há seis anos parece já ter feito a cabeça da estudante. Jacqueline afirma que, apesar de ter interesse por outras áreas, como arquitetura, pretende seguir com a carreira de atleta e cursar Educação Física. “Quero continuar a ser atleta para sempre”, afirma confiante.

Maior edição desde a estreia
Com a participação de cerca de 3,5 mil estudantes, esta foi considerada a maior edição das Olimpíadas Escolares Brasileiras. A competição é realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro desde 2005.
No evento, as delegações de 26 estados se enfrentaram nas modalidades atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez.