• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 03/12/2008
Últimas Notícias

Campeões de leitura ganham mostra para incentivar colegas da região de Catanduva

Projeto-piloto da Secretaria dá resultado e estudantes chegam a ler mais de 200 livros no ano A Secretaria de Estado da Educação realiza hoje, quarta-feira, 3 de dezembro, a 1ª […]

Projeto-piloto da Secretaria dá resultado e estudantes chegam a ler mais de 200 livros no ano

A Secretaria de Estado da Educação realiza hoje, quarta-feira, 3 de dezembro, a 1ª Mostra dos Projetos de Leitura desenvolvidos na região de Catanduva, interior do Estado. O evento, organizado pela Diretoria de Ensino de Catanduva, é resultado de projetos-piloto de incentivo à leitura desenvolvido nas escolas estaduais da região desde o início deste ano.

Chamados de Centopéia e Quebra-Cabeça, os projetos foram lançados em 27 escolas de 15 cidades da região, para salas de 5ª a 8ª do Ensino Fundamental e de Ensino Médio, e atingiram cerca de 18 mil alunos. Todos ganharam a missão de ler no mínimo 10 livros até o fim do ano.

Os projetos deram tão certo que surpreenderam os professores da região. Em média os alunos leram 25 livros. Alguns chegaram a 230 livros, como Tainá Alves dos Santos, aluna da 6ª série da escola estadual Jardim Imperial.

A Mostra reunirá os 72 alunos que leram mais de 20 livros ao longo do ano letivo. Para atestar a leitura, os projetos determinam que a cada livro terminado o estudante entregaria um resumo da história, com personagens centrais e avaliação sobre a obra. Em troca receberiam uma parte do corpo de uma centopéia ou uma peça de seu quebra-cabeça.

Durante o evento de amanhã os alunos vão expor as centopéias, os quebra-cabeças e os livros lidos. A festa em comemoração ao interesse pela leitura terá ainda apresentações musicais e um coral formado por alunos da rede estadual. Todos os estudantes envolvidos nos projetos de incentivo à leitura receberão um certificado de honra ao mérito.

“Os projetos foram um sucesso. Temos casos de alunos que leram mais de 100 livros neste ano. A Mostra é uma forma de reunirmos todos eles para a troca de experiências e principalmente para comemorarmos com os novos leitores formados em nossas escolas”, afirma a dirigente regional em Catanduva, Maria Aparecida Cheruti Frare.

A 1ª Mostra dos Projetos de Leitura de Catanduva acontecerá a partir das 14h, na escola estadual Barão do Rio Branco – praça Roosevelt, 143 – Centro – Catanduva.