• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 12/09/2003
Últimas Notícias

Campeonato Paulista Escolar reúne feras do xadrez

O jogo de raciocínio, lógica e estratégia é prática em escolas paulistas e reúne 1.500 estudantes em disputa por troféus Neste domingo, dia 14 de setembro, a partir das 10h15, […]

O jogo de raciocínio, lógica e estratégia é prática em escolas paulistas e reúne 1.500 estudantes em disputa por troféus

Neste domingo, dia 14 de setembro, a partir das 10h15, ocorre o Campeonato Paulista Escolar – 2003, de xadrez, no Ginásio Poli-esportivo Mauro Pinheiro, no Ibirapuera, com a participação de 200 escolas. O campeonato é uma iniciativa da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, em parceria com a Federação Paulista de Xadrez e o apoio da Secretaria de Estado da Educação.

A abertura do evento contará com as presenças do Secretário Estadual da Educação, Gabriel Chalita, do Secretário Adjunto, Fábio Saba e do Secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Lars Grael.

Alunos de escolas, entre particulares, estaduais e municipais, participarão da disputa que já conta com 1.554 inscritos. Os jogadores virão de 44 municípios paulistas. São Paulo, Campinas, Hortolândia, Bauru, Osasco e Marília são os municípios que, nesta ordem, inscreveram mais estudantes. Em 2002, o número de inscritos foi maior. Foram 1.987 interessados em participar e 1.323 alunos participaram efetivamente do campeonato.

O método de jogo a ser utilizado é o Suíço, mais adequado para torneios com muitos participantes e tempo menor para cada partida. O ritmo de 15 minutos por partida, com até cinco rodadas, envolverá os 1.500 estudantes em jogos simultâneos. Aquele que vencer ganha um ponto. Se houver empate, cada um fica com 0,5 ponto. Assim vai ser composto um ranking para acompanhamento do posicionamento de cada participante.

O campeonato contará com a supervisão 50 profissionais, entre árbitros, árbitros-auxiliares, apoios e equipe médica. Os 1º , 2º e 3º colocados de cada categoria, organizadas por idade, recebem troféu; aqueles que ficarem entre o 4º e 10º lugares recebem medalha. O horário previsto para o encerramento é 18h30.

As inscrições para o Campeonato Paulista Escolar foram feitas de 28 de agosto a 11 de setembro pelo site da Federação Paulista de Xadrez, www.fpx.com.br. A faixa etária dos jogadores vai dos 8 aos 18 anos. Alunos com menos de 8 anos também participam, eventualmente, já que algumas escolas utilizam o jogo como disciplina obrigatória de seus currículos.

Tatiana Pinheiro