• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 04/09/2009
Últimas Notícias

Canteiros viram farmácias naturais em escolas de Franca

Em apenas seis meses 24 escolas aderiram à idéia que veio da Escola da Família Estudantes da região de Franca estão prestando mais atenção nas dicas de saúde vindas dos […]

Em apenas seis meses 24 escolas aderiram à idéia que veio da Escola da Família

Estudantes da região de Franca estão prestando mais atenção nas dicas de saúde vindas dos tempos de seus avós e estão até se aprofundando no assunto. Afinal, é disso que se trata o projeto-piloto batizado como “Tenha em seu quintal a sua farmácia” que ensina os alunos a plantarem, colherem e fazerem uso das mais diversas ervas medicinais encontradas em jardins. A iniciativa é mais um projeto desenvolvido dentro do Programa Escola da Família.

A idéia é simples: nas oficinas instaladas dentro das escolas os educadores palestram sobre as propriedades terapêuticas e técnicas de cultivo de algumas plantas medicinais. Fica por conta dos participantes o plantio em canteiros e vasos que ficam nas escolas. “Eles aprendem também sobre a posse responsável e cuidados com as folhagens e têm ainda como recompensa levar algumas mudas para casa”, conta a professora-coordenadora do Programa Escola da Família de Franca, Andréia Tavares.

A oficina é realizada em parceria com o Jardim Zoobotânico do município, que forneceu as primeiras mudas para as escolas. Algumas das espécies cultivadas são alho social, malva, cavalinha, boldo, puejo, melissa, marcelinha, bálsamo, guaco e hortelã. Em cada canteiro há uma placa com o nome da planta e a finalidade para qual ela pode ser utilizada.

“A idéia é que os participantes multipliquem essas informações para parentes e vizinhos e cultivem em suas próprias casas uma farmácia natural”, explica Andréia Tavares.

O início de tudo se deu nas Escolas Estaduais Otávio Martins de Souza e Antônio Fachada ainda em fevereiro deste ano. O sucesso foi tal que seis meses depois, completados agora em agosto, outras 24 escolas da Diretoria de Franca já fazem parte do projeto, com cerca de 400 participantes.

“É uma iniciativa interessante, que promove a saúde e a qualidade de vida, valorizando a cultura oral e a transmissão de conhecimentos entre gerações”, diz o secretário Paulo Renato Souza.

Abaixo, a relação das escolas que oferecem o projeto:

ESCOLAS MUNICÍPIO
E.E. Prof. Antônio Fachada Franca
Artur Belém Júnior Pedregulho
Bairro Recanto Elimar Franca
E.E. Prof. Benedito Eufrásio M. Vieira Franca
E. E. César Gardini Padre Pedregulho
E.E. Profª Helena Cury de Tacca Franca
E.E. Prof. Henrique Lespinasse Itirapuã
E.E. Henriqueta Rivera Miranda Rifaina
E.E. Isaac Vilela de Andrade Restinga
E.E. Prof. Israel Niceus Moreira Franca
E.E. João de Faria Cristais Paulista
E.E. Dr. João Marciano de Almeida Franca
E.E. Jorge Faleiros Patrocínio Paulista
E.E. Profª  Lizete Paulino Teixeira Franca
E.E. Profª  Lydia Rocha Alves Franca
E.E. Maciel de Castro Júnior São José da Bela Vista
E.E. Profª  Maria Aparecida Sales Manreza Pedregulho
E.E. Profª  Maria Cintra Nunes Rocha Franca
E.E. Profª  Maria Pia Silva Castro  Franca
E.E. Profª Nadeide de L. Oliveira Scarabucci Franca
E.E. Nenê Lourenço Ribeirão Corrente
E.E. Olívio Peixoto Jeriquara
E. E. Dr.Orlik Luz Franca
E.E. Prof Otávio Martins de Souza Franca
E.E. Prof Pedro Nunes Rocha Franca
E.E. Profª Suely Machado da Silva Franca