• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 30/09/2003
Últimas Notícias

Capacitação de Assistentes Pedagógicos termina nesta terça-feira

Evento também lançou o Guia de Museus, que beneficiará 6 mil alunos Trezentos Assistentes Pedagógicos (ATPs) das áreas de Artes, Ciências e História das 89 Diretorias de Ensino do Estado […]

Evento também lançou o Guia de Museus, que beneficiará 6 mil alunos

Trezentos Assistentes Pedagógicos (ATPs) das áreas de Artes, Ciências e História das 89 Diretorias de Ensino do Estado de São Paulo participaram desde o dia 23 de setembro da capacitação e preparação para a utilização do novo Guia Educativo de Museus da Secretaria de Estado da Educação, denominado “Expedições Culturais”.

A capacitação termina hoje às 17 horas, na Pinacoteca do Estado, com a última turma de 100 ATPs. No dia 30 de setembro, às 9 horas, ocorre a palestra “A apropriação do conhecimento de diferentes disciplinas por meio da arte”, com Rosa Iavelberg. Às 10 horas, haverá debate sobre temas abordados na palestra e às 11 horas, um debate sobre o tema “Vivências e experiências a partir do contato com a arte”.

A partir das 13h30, os educadores assistem a apresentação teatral “Calendário da Pedra”, monólogo com a atriz Denise Stoklos. Em seguida, os convidados  participam de um debate sobre a apresentação teatral. A avaliação sobre o evento será às 16 horas e o encerramento, às 17 horas.

Durante o evento, foi lançada a publicação “Expedições Culturais”, da Secretaria da Educação, guia educativo de Museus e Pinacotecas de São Paulo, que estimula alunos e educadores a conhecer os acervos dos museus do Estado. O guia será distribuído às 6 mil escolas estaduais para auxiliar os educadores a trabalhar com os alunos antes e após as visitas às instituições.

A publicação reúne endereços e dicas que auxiliam no contato com obras de diversas épocas e culturas, democratizando acessos e informações de forma que alunos e professores entendam sue deslocamento aos museus como parte do currículo escolar e não apenas como mero passeio.

PAOLA MARTINS