Quase três centenas de educadores começaram essa semana com novas ferramentas para incrementar o trabalho feito em sala de aula. De 23 a 25/02 foram realizadas as capacitações “Encontro de Ensino de Matemática”, promovida pela CENP (Coordenadoria de Ensino e Normas Pedagógicas) em parceria com o CAEM-USP (Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática da Universidade de São Paulo); e o Encontro Tecendo Leituras 2005.
O “Tecendo Leituras” foi aberto pela Prof.ª Sonia Silva, coordenadora da CENP, que enfatizou a importância do envolvimento dos professores e equipes pedagógicas das Diretorias de Ensino para que os alunos desenvolvam a competência leitora no período entre a 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental.
Foram realizadas palestras pelas professoras Maria José Nóbrega, sobre o subtexto da concepção de leitura difundida pelas Orientações Didáticas das videoconferências; Tecka Mattoso, também contadora de histórias, que apresentou contos do livro “O violino cigano” de Regina Machado e demonstrou como recursos simples podem incrementar uma interpretação; e Alfredina Nery, que defendeu a importância dos contos populares como gênero literário que valoriza a cultura local, e sua relação com outras culturas de povos que vieram a nos influenciar.
Já o “Encontro de Ensino de Matemática” foi dirigido exclusivamente para ATPs (Assistentes Técnico-Pedagógicos) de todas as 89 Diretorias de Ensino. Houve palestras dos professores Ruy Pietropaolo (“Alfabetização matemática”) Célia Carolino (Histórico da educação matemática e propostas curriculares) e Luís Fábio Pucci (“Painel projetos CENP 2005 para matemática e física, e oficinas – geometria, jogos e estatística”).
Aline Viana