• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 03/01/2007
Últimas Notícias

Capital, litoral e interior oferecem boas opções de lazer com aprendizado para curtir nas férias

No texto a seguir, você encontra sites e telefones para se informar melhor sobre os passeios O tempo é de descanso, passeios, e por que não, botar a agenda cultural […]

No texto a seguir, você encontra sites e telefones para se informar melhor sobre os passeios

O tempo é de descanso, passeios, e por que não, botar a agenda cultural em dia. Pensando nisso, pesquisamos alguns lugares – museus, galerias e centros culturais – pra que você possa unir diversão e cultura durante o período de recesso das aulas. Papel e caneta na mão, anote as dicas que mais interessarem, e bom passeio!!!

Cidade do Livro ( São Paulo – SP)

O passeio inclui o livro de atividades “Diário de Bordo”, lanche completo, material pedagógico de apoio para os professores, presente para escola e brindes para as crianças. O material de apoio aos professores oferece propostas de atividades em sala de aula após a visita. A Cidade do Livro também pode fornecer ônibus de turismo. (preço sob consulta)

Local: Al. Afonso Schimit, 877, Sta Terezinha – São Paulo

Agendamento: (11) 6977-8674 / 6959-6179

Outras informações: www.cidadedolivro.com.br

Centro de Educação Ambiental do Parque Villa-lobos ( São Paulo – SP)

No Centro é possível observar e aprender noções essenciais sobre assuntos como plantas e seus ciclos, relações com a terra, a água e seus usos, as formas de energia, minhocas, insetos, microorganismos etc. Durante a semana o espaço recebe grupos de crianças e jovens de escolas e entidades sociais por meio de visitas monitoradas. Nos finais de semana é aberto ao público em geral.

Local: Parque Villa-Lobos – av. Professor Fonseca Rodrigues, 1.655, Alto de Pinheiros

Preço: Grátis

Monitoria: 3021-6841 (de 3ª a 6ª feira) ou por e-mail: ceavillalobos@5elementos.org.br

Museu de Arqueologia e Etnologia ( São Paulo – SP)

O museu, que pertence à Universidade de São Paulo, tem por objetivo resgatar a história e a cultura de antigas civilizações desaparecidas, mas também aborda civilizações vivas como os indígenas da Amazônia. No bloco etnológico existe a reconstituição de uma casa atual dos índios bororós, do Mato Grosso, já marcada pela influência da cultura branca. Os estudantes também podem apreciar os brinquedos das crianças carajás: bonequinhos de cerâmica.

Local: Av. Prof. Almeida Prado, 1466, Cid. Universitária, Butantã – São Paulo (SP).

Agendamento: (11) 3818-4901.

Informações www.mae.usp.br

Casa de Portinari ( Brodowski – SP)

O museu está instalado na antiga residência do pintor, em sua terra natal: Brodowski. Abriga obras realizadas por Portinari em Pintura Mural, nas técnicas de afresco e têmpera, desenhos, estudos, objetos de uso pessoal e profissional, móveis, utensílios e documentos do artista e da família dele. A Sala de Pesquisa apresenta vasto material sobre o artista, constituído por livros, revistas, catálogos e artigos de jornais, inclusive em outros idiomas, bem como vídeos-documentários sobre a vida, a obra do artista e assuntos afins. No interior da residência – na área dos jardins – está a “Capela da Nonna” feita pelo artista para sua avó rezar, e na qual Portinari pintou os santos prediletos da avó, com o especial detalhe para as fisionomias, feitas com base em rostos de pessoas da família dele.

Local: Praça Candido Portinari, 298.

Informações (16) 3664-4284 ou www.casadeportinari.com.br

Museu do Café Brasileiro ( Santos – SP)

O edifício da Bolsa Oficial do Café, patrimônio histórico e arquitetônico situado no Centro de Santos, e construído para centralizar, organizar e controlar as operações comerciais de café, é agora sede do Museu do Café Brasileiro. Entre as atrações de seu interior, há quadros de Benedito Calixto, vitrais, um mobiliário antigo decorando o salão do pregão, mesa de classificação de café e mesa de prova.

Local: Rua XV de Novembro, 95, Centro

Agendamento: (13) 3219-5585

site: www.museudocafe.com.br

e-mail: museudocafe@museudocafe.br

Museu de Arte Moderna (São Paulo – SP)

Fundado em 1948, o Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo está em três espaços diferentes na cidade de São Paulo: a sede, no Parque Ibirapuera, conta com duas salas de exposição nas quais são apresentadas mostras periódicas de arte brasileira e internacional moderna e contemporânea, além do Projeto Parede, que, semestralmente, convida um artista para realizar uma obra específica. O MAM-Ibirapuera oferece ao público uma biblioteca especializada, um restaurante com vista para o Jardim de Esculturas, o ShopMAM (loja especializada em design brasileiro e livros sobre arte) e um auditório com capacidade para 200 pessoas, onde são apresentados filmes, palestras e debates. A coleção do Museu, composta de cerca de 3.500 obras de arte moderna e contemporânea brasileira, também fica neste prédio, onde visitas monitoradas e atividades em atelier são oferecidas pelo Setor Educativo. O MAM-Higienópolis, aberto em 1999, ocupa uma casa de 300 m2 originalmente projetada por Ramos de Azevedo e conta com duas salas de exposição onde são apresentadas obras de jovens artistas brasileiros que trabalham com imagens por meio de fotografia, vídeo ou computador. Já o MAM-Villa-Lobos, inaugurado em 2000, no terceiro andar do Shopping Villa-Lobos, apresenta mostras reunindo obras da coleção do MAM, com o objetivo de levar a um número ainda maior de pessoas a oportunidade de conhecer melhor a produção artística brasileira. Cursos e visitas guiadas são oferecidas pela equipe do Educativo MAM. Uma filial do ShopMAM localiza-se ao lado da sala de exposição.

Local: av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Parque do Ibirapuera, portão 3. Demais unidades: veja mapa.

Informações (11) 5549-9688 ou www.mam.org.br

Centro Cultural São Paulo ( São Paulo – SP)

O Centro Cultural São Paulo realiza exposições de artistas contemporâneos, com duração de dois meses cada.

Local: rua Vergueiro, 1000, São Paulo.

Informações (11) 3383-3400 ou www.prodam.sp.gov.br

Galeria de Arte do Sesi ( São Paulo – SP)

A Galeria de Arte do Sesi fica no Centro Cultural Fiesp, que tem também o Teatro Popular do Sesi e uma biblioteca com gibiteca, a serviço do público. A entrada é gratuita em todos os espaços. Informações para o público: (11) 3146-7405

Local: Galeria de Arte do SESI – Av. Paulista, 1313

Agendamento: (11) 3146-7405

Museu da Língua Portuguesa ( São Paulo – SP)

Considerado o museu do século 21, com novas formas de relacionar seu acervo com o público, o espaço tem um vasto conteúdo sobre linguagem, história da língua, os inúmeros idiomas que ajudaram a formá-la, as formas que ela assume no cotidiano e a criação da língua na literatura brasileira, entre outros assuntos apresentados em diversas mídias.

Local: Estação da Luz (Praça da Luz nº 1 – Bairro: Luz)

Agendamento: 3326-0775

Informações no site

Celso Bandarra