• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 03/12/2004
Livros

Capitu inspira projeto de leitura em Escola Estadual de Guarulhos

Alunos do Ensino Médio apreciam literatura com a obra “Dom Casmurro” estimulando a imaginação e o prazer de ler A principal personagem do imortal Machado de Assis na obra de […]

Alunos do Ensino Médio apreciam literatura com a obra “Dom Casmurro” estimulando a imaginação e o prazer de ler

A principal personagem do imortal Machado de Assis na obra de Dom Casmurro volta á cena mais uma vez, agora com o tema ‘Leitura’ desenvolvido por professores e alunos da EE Maria Aparecida Rodrigues, de Guarulhos. A apresentação do trabalho estará em cartaz até sexta-feira, dia 3, das 19 às 23h, no auditório da escola (Rua Berilo s/n – Parque Alvorada – Fone: 6484-7784).

A história de Capitu, um caso de amor, se encaixa em um dos temas desenvolvidos este ano pelo projeto de Leitura. A idéia geral desse tipo de laboratório é que os alunos descubram o prazer de ler, soltem a imaginação e dê asas á criatividade. O trabalho de leitura em equipe permite o exercício da cidadania e possibilita ao aluno desenvolver a percepção e habilidades de oratória, interpretação e expressão corporal.

Apresentação das Peças

Orientado pela professora de português, Lúcia Batista, os alunos do 2º ano do Ensino Médio pesquisaram por meio da leitura do livro, as atitudes de infidelidade tomadas pela personagem principal, Capitu.

Após analisarem a obra, os alunos fizeram uma coletânea de situações que comprovaram as más ou boas atitudes da protagonista, justificativas que levaram à defesa ou condenação da personagem.

Para o debate, a classe foi dividida em dois grupos que atuaram na defesa e acusação da réu. Após elaborarem suas teses, os grupos simularam um julgamento, onde os professores foram os jurados. O resultado que se espera é o desenvolvimento pelo hábito e prazer da leitura, escrita, diálogo e respeito de opiniões contrárias.

Gabriela Ferraz