sexta-feira, 30/04/2004
Últimas Notícias

Caravana da Cidadania movimenta Birigüi

No último domingo, dia 25 de abril, o Programa Escola da Família na Diretoria de Ensino de Birigüi bateu recorde de público com a sexta edição da Caravana da Cidadania, reunindo 2.570 pessoas na E.E. Profº Ricardo Peruzzo. Quem participou teve acesso gratuito a produtos e serviços oferecidos por mais de 20 entidades parceiras (ver […]

No último domingo, dia 25 de abril, o Programa Escola da Família na Diretoria de Ensino de Birigüi bateu recorde de público com a sexta edição da Caravana da Cidadania, reunindo 2.570 pessoas na E.E. Profº Ricardo Peruzzo. Quem participou teve acesso gratuito a produtos e serviços oferecidos por mais de 20 entidades parceiras (ver tabela), conquistadas pelos próprios educadores profissionais que criaram o projeto. Como o número de parcerias é extenso e suas atividades são específicas, o melhor é descrever quem participou e como.

A Caravana, que hoje é um sucesso, começou tímida, de acordo com a Coordenadora de Área Iraídes Aparecida Cargano. A idéia inicial englobava 13 unidade escolares do município de Birigüi, mas deu tudo tão certo que ela se expandiu para outros municípios, servindo de exemplo e estímulo, inclusive, para diferentes Diretorias de Ensino.

Desde o começo a Caravana da Cidadania recebeu apoio das entidades públicas e das prestadoras de serviço da região, o que foi essencial para o sucesso do projeto, e a tendência é que elas se multipliquem cada vez mais. Quando a meta é melhorar a vida da comunidade, toda ajuda é bem vinda e as contribuições, por menores que sejam, são transformadoras da realidade local. Acreditando nisso, os responsáveis não descansam e continuam a busca por mais parceiros e por novidades que enriqueçam o projeto.

A Caravana da Cidadania pode ser traduzida em uma ação múltipla que consegue disponibilizar, em um único local, durante o final de semana, o acesso aos serviços essenciais do município. Iniciativa que agrega valor facilita a vida e estimula a prática da cidadania nos presentes.

O público atendido pela Caravana é diversificado e englobam toda a comunidade, principalmente os moradores próximos das escolas por onde passa. Cerca de 8.200 pessoas foram beneficiadas desde fevereiro, quando foi realizado o primeiro evento. Desde então, as cidades de Birigui, Lourdes, Buritama, Brejo Alegre receberam a Caravana da Cidadania. A programação é extensa e a previsão é que ao longo do ano estes eventos aconteçam em diferentes escolas estaduais da região. Quem quiser conferir, pode anotar a data da próxima Caravana, que vai ser na E.E. Prof ª Geracina de Menezes Sanches no dia 16 de maio.

Ana Paula Teixeira