• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 09/01/2020
Notícia

Cardápio Escolar é tema de discussão entre professores, servidores e organizações na Educação

É a primeira Consulta Pública realizada sobre o tema

Nesta quarta (08), uma reunião com servidores da Secretaria da Educação, professores, educadores e profissionais de nutrição discutiu o Cardápio Escolar de 2020, com foco na logística, distribuição e variedade de alimentos do Cardápio, que entrará em vigor junto ao ano letivo que começa no dia 03 de fevereiro.

Esta foi a primeira vez que a Secretaria da Educação realiza uma Consulta Pública com a sociedade civil sobre o tema. “Hoje é o início de uma discussão pública que deve se dar com a sociedade, certamente com especialistas na área de nutrição, na cadeia produtiva. Queremos trazer algo que entenda a complexidade e as formas de trabalho das 5 mil escolas do Estado”, explica o secretário Rossieli Soares.

Atualmente há duas formas de fornecimento de alimentação: a centralizada e descentralizada. Cerca de 3.309 unidades funcionam da forma centralizada: o Estado compra e distribui dos os alimentos do cardápio. Na outra forma de atendimento, 2.114 unidades possuem convênios com a Educação e recebem o repasse de verbas para a compra dos alimentos.

As formas de distribuição são divididas com as prefeituras e irão mudar para 2020. A ideia é entender a necessidade local de cada região e otimizar o fornecimento. “Todos os temas sobre a distribuição de alimentos afetam no trabalho da Secretaria da Agricultura, por isso é fundamental estarmos aqui, discutindo juntos os processos do Cardápio Escolar”, pontua Diógenes Kassaoca, assessor técnico da Secretaria da Agricultura e Abastecimento.

Outro ponto discutido na reunião foi a elaboração do cardápio seguindo preceitos básicos de nutrição, como nutrientes e macros de alimentos. “Estamos honrados de estarmos aqui discutindo em conjunto o Cardápio, que sempre deve seguir a especificidade da alimentação infantil e juvenil”, explica Dolly Meth Simas, vice-presidente do Conselho Regional de Nutrição. O Cardápio Escolar foi elaborado por nutricionistas especializados

Outros pontos como alimentos orgânicos, alimentação nas escolas indígenas e o papel da Horta Educativa na alimentação e também formação dos estudantes foram discutidos na reunião, que deve ter outras edições ainda em janeiro. “Nossa ideia é ampliar essa discussão, fazer mais reuniões para discutir esse tema tão importante como o Cardápio”, finaliza o secretário Rossieli Soares.