quarta-feira, 20/06/2018
Foto divulgação
Notícia

Carinho e solidariedade são transmitidas em forma de arte na Mostra Juntos Sempre

Trabalhos criativos de alunos da rede confortam estudantes em ambiente hospitalar ou em tratamento de saúde

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, em parceria com o Hospital São Paulo e com a Sociedade Paulista para o Desenvolvimento da Medicina – SPDM, promoveu a Mostra Juntos Sempre 2018. O projeto reuniu 112 trabalhos de 164 alunos do Ensino Médio e Fundamental do Estado de São Paulo que responderam ao convite para produzir manifestações de solidariedade, em diversas mídias e linguagens, para os colegas que se encontram em ambiente hospitalar e/ou em tratamento de saúde.

Foram dezenas de poesias, desenhos, mensagens, vídeos e músicas que dialogam com os colegas estudantes, nos momentos em que eles mais precisam de acolhimento e carinho.

A mostra tinha como objetivos desafiar a criatividade e o imaginário, estimulando e desenvolvendo a comunicação entre alunos e alunas da rede pública estadual, aprimorar a relação simbólica entre as linguagens verbal e não verbal, estimular a cidadania e a reflexão sobre a inclusão e o respeito às diferenças individuais, além de despertar o espírito de coleguismo e solidariedade na escola, entre pares – independentemente da situação física, emocional e intelectual – bem como promover e divulgar as produções de alunos e alunas da rede pública estadual de ensino.

Os resultados dos trabalhos inspiradores foram divulgados no 3º Congresso de Apoio ao Escolar em tratamento de saúde, realizado recentemente.