• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 19/07/2004
Últimas Notícias

Carlos Honorato faz apresentação de judô na Febem

O judoca Carlos Honorato, de 29 anos, que vai disputar as olimpíadas de Atenas, na Grécia, visita, nesta terça-feira, dia 20, o Complexo da Febem do Tatuapé. Honorato fará uma […]

O judoca Carlos Honorato, de 29 anos, que vai disputar as olimpíadas de Atenas, na Grécia, visita, nesta terça-feira, dia 20, o Complexo da Febem do Tatuapé. Honorato fará uma palestra e uma luta treino com outro judoca da equipe.

A visita do atleta é um estímulo para a prática de atividades físicas na Febem. “O esporte é um forte combatente da violência”, afirma Honorato. “Possibilitar o acesso de crianças e adolescentes ao esporte é desviá-los de um caminho ruim. Os esportistas carregam uma grande responsabilidade, que é ser um exemplo para os adolescentes”, completa.

Honorato conquistou a medalha de prata nas últimas olimpíadas realizadas em Sydney, em setembro de 2000. Ele venceu o bicampeão mundial e campeão olímpico de Barcelona-92, Hidehiko Yoshida. Em seguida, foi bronze no Mundial de Osaka, no Japão, em setembro de 2003. Outras vitórias do atleta foram: três vezes campeão sul-americano, duas vezes campeão pan-americano e 10 vezes campeão brasileiro.

A vitória em Sydney, derrotando um dos ídolos japoneses do judô, chamou a atenção da mídia para o nome de Honorato. No Japão, ele foi convidado para competir no milionário circuito de vale-tudo. Mas optou por concentrar todos os seus treinos para conquistar uma medalha em Atenas.

Hoje, ele treina quase em tempo integral. Exercícios físicos, musculação, técnica, tática e simulação de lutas compõem seu dia-a-dia na Associação Desportiva São Caetano e no Ginásio do Ibirapuera.

Como integrante da Delegação Olímpica Brasileira, o judoca foi o primeiro atleta indicado pela Coca-Cola para revezar a Tocha Olímpica com outros 119 esportistas olímpicos, no dia 13 de junho, no Rio de Janeiro. A corrida faz parte de uma corrida mundial, onde todos os países revezam a tocha. A prova representa uma tradição antiga: unir as cinco partes do mundo simbolizadas pelos anéis olímpicos.

O paulista Carlos Honorato começou a praticar o esporte aos 8 anos na Associação de Judô da Vila Sônia. A mãe e o pai elegeram o judô como a melhor alternativa para afastá-lo da rua e, ao mesmo tempo, poder disciplinar o menino. Em meio às dificuldades financeiras, ele contava com a ajuda da família e dos vizinhos para participar dos campeonatos e prosseguir na carreira.