Embalados pela folia, alunos participam de projetos multidisciplinares que envolvem pesquisa sobre a história da festa, estudo de letras de
sambas-enredo e marchinhas, confecção de máscaras e adereços com material reciclado, entre outras atividades
Carnaval é mais do que folia para os alunos da rede estadual de ensino. Com a proximidade do evento, os professores aproveitam o tema para levar às salas de aula toda riqueza histórica e cultural que envolve esta grande festa popular do país. Em sala de aula, o assunto é trabalhado em diferentes disciplinas, como língua portuguesa, história, geografia, artes e educação física.
Na Escola Estadual Regina Coutinho Nogueira, em Campinas, por exemplo, os alunos do Ciclo I do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) participam de um projeto que tem como proposta resgatar a história dos cordões e marchinhas carnavalescas. “Queremos mostrar aos alunos como era a festa antigamente, o surgimento das máscaras e personagens tradicionais como o Pierrot, a Colombina e o Arlequim. A ideia é discutir as diferenças em relação ao carnaval atual”, conta Ivone Goulart, professora de artes da unidade.
Os estudantes, porém, não ficarão apenas na teoria. Dentre as atividades, participarão da confecção de máscaras e adereços que serão utilizados em um desfile de cordões carnavalescos na escola sexta-feira (04/03). Cada turma formará um cordão, que desfilará ao som de marchinhas estudadas em sala de aula. “Acho legal aprender como eram os antigos carnavais. As músicas e as roupas eram diferentes”, conta Fernanda Oliveira dos Santos, aluna do 4º ano. “Já escolhemos nossa marchinha. Agora só falta fazer a fantasia. A minha vai ter bastante brilho”, afirma.