• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 22/12/2021
Notícia

Carreta do ‘CIEBP Presente’ faz sua primeira parada em Miracatu

Unidade móvel tem os mesmos equipamentos das unidades fixas e pode atender até 360 alunos e professores por dia

A carreta ‘CIEBP Presente’ chegou na cidade de Miracatu, sua primeira parada após a entrega. Com 11m x 4m, o equipamento é um Centro de Inovação compacto, com banheiro, copa e depósito e plataforma acessível para pessoas com mobilidade reduzida. Além do espaço interno, o mobiliário também permite a utilização da área externa para realizar as atividades em dias que as condições climáticas estiverem favoráveis.

O ‘CIEBP Presente’ conta com os mesmos equipamentos de uma unidade fixa, mas, como o espaço na carreta é menor, foi projetado especialmente para receber os professores e estudantes da região, em escala menor, porém, de forma acolhedora.

“A carreta leva o Centro de Inovação de uma forma móvel a cidades que ainda não têm oportunidade de instalar um CIEBP físico. É uma possibilidade para o estudante idealizar o seu projeto, associando ao seu projeto de vida e relacionando à robótica, à cultura maker, à cultura digital que é fundamental para desenvolver competências socioemocionais e trabalhar a criatividade e o pensamento crítico. É um equipamento que vai ajudar os estudantes a sonhar com a tecnologia como uma propulsora ao processo de aprendizagem deles”, declara Débora Garofalo, coordenadora do CIEBP.

A dirigente regional de Miracatu Vanessa de Oliveira Dias conta que o equipamento está aberto para atendimento de segunda a sexta: “Temos um time de professores do Projeto de Apoio a Tecnologia e Inovação (Proatec) que fez formação no CIEBP em São Paulo que vão conduzir as 18 trilhas formativas e podem atender até 360 pessoas, entre alunos e professores, por dia.”

A aluna Bianca Vasconcelos, da 2ª série do ensino médio da Escola Estadual Professor Armando Gonçalves, já faz planos: “Quero agendar para desenvolver meu aplicativo sobre nutrição acessível que iniciei na aula de robótica. Os equipamentos aqui disponibilizados e o apoio técnico dos professores vão me propiciar a realizar o projeto”.

“Em 2019, participamos do Movimento Inova e fomos um dos 30 classificados com o projeto lixeira sustentável. Foi a primeira vez que conseguimos projetar nossa escola a nível estadual. Para o Movimento Inova em 2020, com a pandemia, os estudantes criaram uma sala de aula com sensor de temperatura, com várias telas para que houvesse mais distanciamento e para que os alunos em casa também pudessem acompanhar as aulas. Agora este espaço vem acrescentar muito e despertar ainda mais nossos estudantes para a área da tecnologia e inovação”, conta Edson Lorenço Sanches, professor da EE Professor Armando Gonçalves.
“Nossa região é muito voltada ao turismo ecológico, e esta carreta é uma oportunidade para mostrar aos nossos estudantes a área de tecnologia. Ao experimentar, eles se sentem capazes e ampliam suas perspectivas”, declara Maria Jacira Silva Souza, professora de Matemática e Física da Escola Estadual Professora Alice Rodrigues Motta.

O agendamento para as trilhas formativas acontece pelo e-mail: ciebp.carreta@educacao.sp.gov.br. .