sexta-feira, 17/05/2013
Pais e Alunos

Professor desenvolve carrinho feito de garrafa PET em oficina de meio ambiente

Além do brinquedo, João Mansueli ensina a fazer taças com garrafas de vidro e jardim com pneus

Em 50 minutos, o professor João Mansueli dá um destino curioso para garrafas PET. Os objetos que seriam descartados recebem nova utilização ao serem transformados em brinquedos. Com muita habilidade e rapidez, ele corta o material e vai encaixando tudo. No final, o emaranhado de peças ganha a forma de um carrinho.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O brinquedo é tão popular na E.E. Osvaldo Ramos, no município de Dirce Reis, interior de São Paulo, que atraí a curiosidade de pais e mães que vão até a escola para aprender os segredos de como se faz o carrinho ecológico. Para fazê-lo é preciso apenas garrafas, tesoura e atenção para encaixar as peças corretamente. Sete garrafas PET são reciladas por unidade.

Mansueli descobriu esse talento para a reciclagem criativa há três anos, quando foi substituir um professor no programa Escola da Família, em Parapuã. Na cidade, um universitário voluntário na escola o ensinou a fazer o famoso carrinho e, depois da primeira aula, nunca mais deixou de produzi-lo.

“A aceitação do carrinho é incrível por parte da comunidade. As pessoas vêm até a escola para aprender ou pedem para que eu faça e as presenteie. Perdi a conta de quantas unidades já fiz ao longo desses três anos”, conta o professor.

Ao retornar à Dirce Reis, João estruturou um projeto de reciclagem na E.E. Osvaldo Ramos, no programa Escola da Família. No espaço, três oficinas voltadas ao meio ambiente são realizadas. Os participantes aprendem a fazer jardins com pneus e garrafas PET, taças com garrafas de vidro e artigos de decoração.

“Fazemos de tudo um pouco. Todas as aulas transmitem valores de conscientização ambiental. E a comunidade participa porque aprendeu a importância de reciclar e dar nova utilidade ao que normalmente descartamos. Antes tinha de pedir aos moradores materiais para usar na aula, mas hoje eles próprios juntam garrafas ou pneus, por exemplo, e trazem à escola”.

Com a iniciativa, o professor foi convidado a participar da 5º Semana do Meio Ambiente da TV Escola. Assista o vídeo editado pelo Professor João Mansueli e conheça o projeto!

Participe!

Você também pode participar das oficinas ou doar materiais recicláveis. O projeto recebe garrafas PET, de vidro e pneus. Os objetos devem estar higienizados. Aos sábados e domingos, a unidade funciona das 9h às 17h.  A E.E. Osvaldo Ramos fica na Rua Monteiro Lobato, 2274, no Centro do município de Dirce Reis.