• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 28/03/2017
Pais e Alunos

Carvão ecológico garante a alunos a 4ª posição na maior feira científica do Brasil

Feita com biomassa de folhas de árvore, projeto concorreu com inventos de todo o país

Um projeto feito com folhas de árvore foi escolhido o quarto melhor da Febrace – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, da Universidade de São Paulo (USP). Criado por três alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Culto à Ciência, em Campinas, o vegetal deu origem a um carvão ecológico. Os vencedores da competição científica pré-universitária, a maior do Brasil, foram conhecidos na última sexta-feira (24). Outros 11 inventos desenvolvidos por estudantes da rede estadual paulista participaram desta edição. Confira no vídeo ao lado. 

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Adilson Lucas, Guilherme Zapparoli e Rodrigo Seiji encontraram a matéria-prima do projeto na própria escola: a árvore do pátio. A partir disso, surgiu a ideia de produzir um briquete (carvão ecológico) feito com base na biomassa que era descartada. Nos testes, os alunos garantiram uma invenção científica e também um churrasco de pão de alho.

O experimento foi acompanhado de perto pelos professores Claudia Carla Caniati e Aloísia Laura Moretto. “A escola toda está muito orgulhosa dos alunos e dos professores. Esta premiação mostra que precisamos acreditar na escola pública de qualidade e que ela existe. Eu tenho orgulho de ser diretora de uma escola estadual”, disse a diretora Débora Senemme Gobbi.

O evento científico pré-universitário é o mais importante da área e há mais de 10 anos revela talentos. Todas as pesquisas são inéditas e foram realizadas durante as aulas de Biologia, Química, Matemática e Física. Na premiação, os alunos ganharam medalhas e certificado. Nos próximos meses, o projeto de Campinas será aprimorado e a expectativa é apresenta-los em outras competições nacionais.  

Mais projetos

Onze dos 30 projetos finalistas da Febrace foram desenvolvidos por alunos da rede estadual de ensino. Entre ele está a pesquisa dos alunos Mateus da Silva, Calil Vieira e Kelwin Fernandes, da E. E. Santo Dias da Silva, da zona sul da capital paulista, que culminou em um protótipo utilizando a plataforma Arduino, que possibilita captar energia solar por meio de sensores de luminosidade, absorvendo o máximo de energia possível por um custo mais baixo.

Já o aluno da da E.E. Afonso Cáfaro, de Fernandópolis, Guilherme Barbosa Marcondes, desenvolveu um projeto que visa a introdução do triturado de pet na produção de massa para a construção. O objetivo do invento é melhor a vida das pessoas, na área da construção civil e além da engenharia.