• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 01/08/2019
Lazer

Casa das Rosas recebe exposição sobre Albert Camus

Exposição gratuita marca relação do escritor com a família, além de passagem pelo Brasil

Neste ano o escritor franco-argelino Albert Camus completa 70 anos, e para celebrar a data, a Casa das Rosas, que integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura, irá promover uma exposição gratuita sobe o escrito.

Chamada “Camus: um estrangeiro no Brasil”, a exposição acontece ente os dias 21 de agosto e 27 de outubro e apresenta diversas obras do escritor, incluindo trechos de sua passagem pelo Brasil, na cidade de Iguape. São mais de 50 fotografias, inéditas no Brasil, com maioria delas proveniente do acervo de Catherine e Jean Camus, filhos do homenageado.

A abertura da exposição será às 19h, no dia 21 de agosto, com palestra do curador Manuel da Costa Pinto. O jornalista escreveu o livro Albert Camus, um elogio do ensaio, além de ter organizado e traduzido Albert Camus – A Inteligência e o Cadafalso e outros ensaios (coletânea editada originalmente no Brasil).

Albert Camus é considerado importante referência na literatura moderna e no meio filosófico, sendo autor das obras O Homem Revoltado, O Estrangeiro e A Peste, entre outras bastante conhecidas, bem como do ensaio O Mito de Sísifo e da peça Calígula. Também diretor de teatro, dirigiu Os Demônios, de Dostoiévski, e fez releituras teatrais que causaram o surgimento da chamada “estética do absurdo”.

Todos os estudantes da rede pública estão convidados.