• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 30/12/2020
Sociedade

Catavento e Casa das Rosas estão entre os museus mais visitados do país

Pesquisa foi realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus

Os museus Catavento e Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, equipamentos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, estão entre os 10 museus mais visitados do Brasil, segundo pesquisa realizada pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus). Os dados do levantamento podem ser vistos clicando no link.

Divulgado no dia 18, o documento aponta  que, em 2019, 25.528.284 visitantes passaram pelos 820 museus que realizam a contagem de público. O Catavento recebeu 665.452 pessoas, em sua maioria público espontâneo, 472.184, o que representa cerca 70%. Os 193.268 restantes compõem os agendamentos realizados por escolas, ONGs, associações, serviços de saúde e assistência social, entre outros. No mesmo período, o público da Casa das Rosas foi de 485.187.

O Museu Catavento, espaço dedicado à ciência e tecnologia, é gerido Organização Social Catavento Cultural e Educacional. Inaugurado em  março de 2009, seu objetivo é aproximar crianças, jovens e adultos do mundo científico, despertar a curiosidade e transmitindo conhecimentos básicos e valores sociais. Ele está localizado em um dos edifícios históricos mais importantes da cidade de São Paulo, o Palácio das Indústrias, inaugurado em 1924.

A Casa das Rosas está localizada na avenida Paulista. O local realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais. O museu se dedica à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento concretista durante a década de 1950.

Quer saber mais? Acesse os sites oficiais dos museus