segunda-feira, 16/07/2018
Ensino Fundamental

CEL’s proporcionam aprendizado de até 7 idiomas

O Centro de Estudo de Línguas acolhe mais de 58 mil estudantes da rede estadual, nas 198 unidades

Os alunos e as alunas da rede estadual paulista têm a oportunidade de aprender até sete idiomas no Centro de Estudo de Línguas (CEL). Em todo o Estado de São Paulo, são 198 unidades que disponibilizam cursos de inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, japonês e mandarim, conforme a demanda de cada região.

“O aluno sai preparado em três anos. Nesse período, ele aprende a falar, escrever e ler”, explica a professora de Japonês do CEL, Edna Tanaka. Oferecer aulas de formação complementar é um forte aliado à formação profissional e cultural de cada um dos estudantes da Educação.

“Acredito que oportunizar aos alunos o contato com um novo idioma, ou um aprofundamento, garante maiores possibilidades. Outro ponto é que podem se fazer uso todos os estudantes matriculados em qualquer modalidade de ensino da rede”, afirma Rosangela Valim, coordenadora da CGEB – Coordenadoria de Gestão da Educação Básica.

Segundo a coordenadora, “a oferta dos cursos atende uma necessidade do mercado de trabalho, o que é uma das razões da existência dos centros. Pois uma segunda língua vai globalizar nossos alunos e, com isso, estarão mais aptos a uma atuação no mercado que está cada vez mais competitivo”, diz Rosangela Valim.

Para Nathan Ventura, professor de Espanhol do CEL, “o Centro de Estudo de Línguas pode mudar a vida profissional de um aluno, mas a pessoal também. Possibilita maior entendimento de identidade cultural, de respeito… tudo isso muda em nós, é um crescimento. O Centro de Língua faz a diferença na formação do aluno”, finaliza.

Além da oportunidade, os estudantes ampliam sua formação cultural, explorando nas aulas os costumes de outros países. A oferta dos cursos atende uma necessidade do mercado de trabalho, aumentando as chances de inserção profissional para os alunos. “As aulas são presenciais, possibilitando que o aluno, além de aprender a ler, escrever, compreender e falar outro idioma, tenha a oportunidade de ampliar sua formação cultural, explorando nas aulas os costumes de outros países”, explica Herbert Gomes da Silva, diretor do Centro do Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio e Educação Profissional – CEFAF.

O professor Herbert acrescenta que os cursos do CEL são voltados para alunos a partir do 7º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio. Duram, em geral, 03 anos, “com exceção do Inglês que tem duração de 01 ano. Assim, o aluno pode matricular-se concomitantemente em até 02 idiomas e sem concomitância em quantos ele desejar, dentro do período compreendido”, conclui o diretor do CEFAF.