quinta-feira, 21/08/2008

Cena Musical Independente incentiva bandas e grupos musicais do estado de São Paulo

Inscrições para o festival serão realizadas em Araçatuba, Bauru, Piracicaba e São Sebastião. Os 40 melhores trabalhos serão premiados e gravados em CD A Secretaria de Estado da Cultura convoca […]

A Secretaria de Estado da Cultura convoca grupos de todos os gêneros musicais para participar do Cena Musical Independente – I Mostra Paulista de Bandas Jovens 2008, que será realizado nas cidades de Araçatuba, Bauru, Piracicaba e São Sebastião, de outubro a dezembro. As inscrições para o processo seletivo começaram no dia 4 de agosto e terminam no dia 12 de setembro nas cidades que sediarão o evento.

O Cena Musical pretende localizar, identificar e difundir o trabalho de bandas e grupos musicais emergentes do cenário musical independente do estado de São Paulo. Serão selecionados dez grupos em cada edição regional. Os dez vencedores de cada edição receberão R$ 4 mil e terão a inclusão de uma música de sua autoria em um dos quatro CDs de coletânea que serão gravados ao vivo e distribuídos em bibliotecas, centros culturais, emissoras de rádio, sites de música e entre os próprios grupos vencedores.

“A mostra pretende ser um canal para que grupos talentosos do estado possam mostrar seu trabalho e se tornar conhecidos do grande público”, afirma André Sturm, coordenador da Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural (UFDPC) da Secretaria da Cultura. Poderão se inscrever bandas ou grupos em processo de profissionalização, que ainda não tenham seu trabalho distribuído comercialmente por selos ou gravadoras.

O espaço da música independente no Brasil e no mundo tem crescido desde os anos 1990. “Hoje, bandas e grupos independentes são regra no mercado, participando ativamente de todas as etapas do processo criativo, produtivo e de distribuição de seus trabalhos”, explica Marcos Ribeiro de Moraes, que participa da coordenação.

Cada edição do Cena Musical contará com três dias de muita agitação. A programação das edições é composta pelos shows das bandas selecionadas e de duas bandas de renome da cena musical independente, como Nação-Zumbi, Cachorro Grande, Lobão e Autoramas. Nos locais haverá também espaço para interação entre os selecionados, as bandas convidadas e o público, com a realização de encontros e bate-papos. Os shows serão em Araçatuba (10, 11 e 12 de outubro), Bauru (31 de outubro, 1º e 2 de novembro), Piracicaba (28, 29 e 30 de novembro) e São Sebastião (12, 13 e 14 de dezembro).

INSCRIÇÕES REGIONAIS

As inscrições são gratuitas, sem limite de idade e abertas a músicos brasileiros natos ou naturalizados, residentes no estado de São Paulo. As bandas devem inscrever duas músicas inéditas, gravadas em CD ou DVD (apenas áudio). Na inscrição deverá ser apresentado formulário preenchido (disponível no site http://www.cultura.sp.gov.br), duas cópias da mídia com as músicas originais, currículo da banda, ficha técnica das músicas inscritas, cópia da letra impressa (quando existir) e declaração de que o grupo possui os direitos autorais das composições inscritas. Os participantes deverão escolher uma das quatro sedes para efetuar a inscrição e o envio da documentação, por Sedex ou carta registrada. Serão aceitos os materiais postados até o dia 12 de setembro de 2008.

Os endereços para envio da documentação e material são:

Araçatuba

Secretaria Municipal de Cultura

A/C: Sr. Alexandre Sonego Carvalho

Rua Anita Garibaldi nº 75, Centro

CEP 16010-289, Araçatuba – SP

Bauru

Secretaria Municipal de Cultura

A/C Sr. Roberto Miranda Chinalha

Av. Nações Unidas nº 8-9, Centro

CEP 17010-130, Bauru – SP

Piracicaba