Entre os dias 31 de maio e 4 de junho, a Cenp (Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas) fará uma capacitação para aprimorar a formação dos profissionais da educação e da Febem dentro do programa Educação e Cidadania. Serão 50 profissionais envolvidos de 17 Diretorias de Ensino da capital e interior.
O projeto Educação e Cidadania foi criado em 2002 pela Secretaria Estadual de Educação e pela Febem. Pioneiro no Brasil tem como meta atuação em sala de aula com proposta curricular e metodologia diferenciadas, abordando questões do dia-a-dia dos adolescentes que estão na Unidade de Internação Provisória (UIP). Os principais temas discutidos são relação social, família, justiça e cidadania, a fim de que o jovem que está na internação provisória, aguardando decisão do Poder Judiciário, possa ter concluída, em um dia, a reflexão sobre o tema discutido.
Este trabalho tem como objetivo principal a possibilidade do adolescente construir o seu projeto de vida e se integrar novamente à sociedade.
Nesta fase do trabalho, serão convocados professores de ensino fundamental e médio, além dos de analistas técnicos, coordenadores e supervisores de área da Fabem.
As Diretorias envolvidas serão: Centro, Centro Sul, Leste 5, Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas Oeste, Marília, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Vicente, Sertãozinho e Sorocaba.
A capacitação será realizada na Faculdade das Américas, que fica na Rua Augusta, 973 – Consolação – São Paulo.
Luciane Salles