• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 07/04/2017
Pais e Alunos

Centro cultural Japan House promove intervenção artística na cidade de São Paulo

De 08 de abril a 7 de maio, jardins itinerantes ocuparão principais cartões postais da cidade

A Japan House São Paulo, um espaço de cultura que promete trazer à capital paulista um novo olhar sobre o Japão contemporâneo, abre suas portas na Avenida Paulista em maio de 2017 e, para antecipar a inauguração, promove a primeira intervenção pelas ruas da cidade, a Flower Messenger. Trata-se de uma exposição inédita no Brasil do florista japonês Makoto Azuma. Serão 30 dias de jardins temporários, retratando o trabalho deste artista que é reconhecido pela relação inovadora com flores e plantas.

Idealizada por Marcello Dantas, diretor de Programação da Japan House São Paulo, e Makoto Azuma, a Flower Messenger é uma intervenção móvel formada por 30 bicicletas floridas, pedaladas por jovens de origem japonesa, que circularão juntas pelos principais cartões postais da cidade com arranjos que ressaltam cores, texturas e formatos, características sempre evidentes no trabalho do artista. “Procuro novas formas de expor as espécies. Eu embalo as plantas a vácuo, queimo e congelo – estas ações são tentativas de fazer um recorte de sua beleza”, afirma o florista.

Sua obra é sobre o instante do encontro entre o homem e a natureza, e o objetivo não é eternizar os momentos mais belos das plantas e, sim, realçar as pequenas diferenças no florescer e murchar. Entre os locais icônicos que foram escolhidos estão o Pavilhão da Bienal do Parque do Ibirapuera, Estação da Luz, Pinacoteca, Catedral da Sé, Bairro da Liberdade, Avenida Paulista e Memorial da América Latina.