sexta-feira, 06/07/2012
Imprensa

Centro de Estudos de Línguas de Catanduva prorroga até o dia 13 inscrições para cursos de espanhol e francês

CEL da Escola Estadual Barão do Rio Branco oferece 140 vagas a alunos que desejam aprender espanhol e francês O Centro de Estudos de Línguas (CEL) que funciona na Escola […]

O Centro de Estudos de Línguas (CEL) que funciona na Escola Estadual Barão do Rio Branco, em Catanduva, prorrogou até o dia 13 deste mês as inscrições para os cursos de espanhol e francês. Ao todo, são 140 vagas disponíveis, sendo 100 para o curso de espanhol e 40 para o de francês. As matrículas podem ser feitas das 9h às 18h, na própria unidade de ensino, localizada na praça Roosevelt, 143, centro.

Podem se inscrever alunos matriculados na rede estadual que cursem a partir do 7º ano do Ensino Fundamental no ensino regular ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Estudantes de escolas técnicas estaduais também podem participar. As aulas têm início previsto para agosto.

Para fazer a inscrição é preciso apresentar declaração de matrícula escolar em unidade da rede estadual, fotocópia do documento de identidade ou registro escolar e certidão de nascimento. Estudantes com menos de 18 anos de idade devem ir acompanhados de um responsável.

“Aprender duas ou mais línguas estrangeiras representa um diferencial na hora de disputar vaga no mercado de trabalho”, afirma a coordenadora do CEL de Catanduva, Silvia Angélica Pelicano Bernardi.

Atualmente, na região são atendidos 464 alunos da rede pelo CEL. Os cursos são ministrados por professores diplomados e possuem seis módulos semestrais, com duração de três anos. Ao término de cada curso o aluno recebe o certificado de conclusão.

Os Centros de Estudos de Línguas proporcionam ao estudante da rede estadual a oportunidade de aprender gratuitamente um novo idioma, aumentando suas chances de inserção no mercado de trabalho, além de ampliar seu acesso a outras culturas.

Em todo o Estado há 226 CEL em funcionamento. O programa oferece cursos gratuitos de espanhol, italiano, francês, alemão e japonês, voltados a estudantes a partir do 7º ano do Ensino Fundamental, do ensino regular ou Educação de Jovens e Adultos (EJA), e inglês, somente aos estudantes do Ensino Médio. Com exceção do curso de inglês, que tem duração de um ano, divido em dois semestres de 60 horas de aula cada, os demais cursos têm duração de três anos, em módulos de seis semestres, com um total de 480 horas.