terça-feira, 03/07/2012
Imprensa

Centro de Estudos de Línguas de Jacareí recebe até o dia 14 inscrições para curso de espanhol

CEL da Escola Estadual Prof. Francisco Feliciano Ferreira da Silva oferece 180 vagas a alunos que desejam aprender o idioma O Centro de Estudos de Línguas (CEL) que funciona na […]

O Centro de Estudos de Línguas (CEL) que funciona na Escola Estadual Prof. Francisco Feliciano Ferreira da Silva, em Jacareí, recebe inscrições até o dia 14 deste mês para o curso de espanhol. São 180 vagas disponíveis. As matrículas podem ser feitas das 9h às 18h, na própria unidade de ensino, localizada na avenida Nove de Julho, 473, centro.

Podem se inscrever alunos matriculados na rede estadual que cursem a partir do 7º ano do Ensino Fundamental no ensino regular ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Estudantes de escolas técnicas estaduais também podem participar. As aulas têm início previsto para agosto.

Para fazer a inscrição é preciso apresentar declaração de matrícula escolar em unidade da rede estadual, certidão de nascimento, fotocópia do documento de identidade ou registro escolar. Estudantes com menos de 18 anos de idade devem ir acompanhados de um responsável.

Atualmente, o CEL de Jacareí atende a 90 alunos em cursos de inglês e espanhol. Fabíola Maciel, professora-coordenadora do núcleo pedagógico da Diretoria de Ensino de Jacareí, destaca que o aprendizado de um novo idioma amplia as oportunidades dos alunos na hora de obter uma colocação profissional. “Com a competitividade do mercado de trabalho, o domínio de outra língua enriquece o currículo”, relata.

Em todo o Estado há 226 CELs em funcionamento. O programa oferece cursos gratuitos de espanhol, italiano, francês, alemão e japonês, voltados a estudantes a partir do 7º ano do Ensino Fundamental, do ensino regular ou Educação de Jovens e Adultos (EJA), e inglês, somente aos estudantes do Ensino Médio. Com exceção do curso de inglês, que tem duração de um ano, divido em dois semestres de 60 horas de aula cada, os demais cursos têm duração de três anos, em módulos de seis semestres, com um total de 480 horas.