sexta-feira, 13/07/2012

Centro de Estudos de Línguas de Rio Preto recebe inscrições até o dia 31

CEL da Escola Estadual Monsenhor Gonçalves oferece 90 vagas a alunos que desejam aprender espanhol, francês ou italiano O Centro de Estudos de Línguas (CEL) que funciona na Escola Estadual […]

O Centro de Estudos de Línguas (CEL) que funciona na Escola Estadual Monsenhor Gonçalves, em São José do Rio Preto, recebe inscrições até o dia 31 deste mês para os cursos gratuitos de espanhol, francês e italiano. São 90 vagas disponíveis, sendo 60 para espanhol, 30 para francês e 15 para italiano. As inscrições podem ser feitas na própria unidade de ensino, localizada na rua Presciliano Pinto, 940, Boa Vista.

Podem se inscrever alunos matriculados na rede estadual que cursem a partir do 7º ano do Ensino Fundamental no ensino regular ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Estudantes de escolas técnicas estaduais também podem participar. As aulas têm início previsto para agosto.

Para fazer a inscrição é preciso apresentar declaração de matrícula escolar em unidade da rede estadual, certidão de nascimento, fotocópia do documento de identidade ou registro escolar. Estudantes com menos de 18 anos de idade devem ir acompanhados de um responsável.

Sobre os CELs

Os Centros de Estudos de Línguas proporcionam ao estudante da rede estadual a oportunidade de aprender gratuitamente um novo idioma, aumentando suas chances de inserção no mercado de trabalho, além de ampliar seu acesso a outras culturas.

Em todo o Estado há 226 CEL em funcionamento. O programa oferece cursos gratuitos de espanhol, italiano, francês, alemão e japonês, voltados a estudantes a partir do 7º ano do Ensino Fundamental, do ensino regular ou Educação de Jovens e Adultos (EJA), e inglês, somente aos estudantes do Ensino Médio. Com exceção do curso de inglês, que tem duração de um ano, divido em dois semestres de 60 horas de aula cada, os demais cursos têm duração de três anos, em módulos de seis semestres, com um total de 480 horas.