• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 01/04/2022
Notícia

Centro de Inovação da Educação chega a Araraquara

10ª unidade do CIEBP prevê atendimento de mil pessoas por dia

Na última quarta-feira (30), o Secretário Estadual da Educação de São Paulo Rossieli Soares inaugurou uma unidade do Centro de Inovação da Educação Básica Paulista (CIEBP), na região de Araraquara. Localizado na Escola Estadual Vitor Lacorte, o décimo CIEBP fixo é voltado para a criação, desenvolvimento, avaliação e a disponibilização de práticas e tecnologias que atendam aos desafios da Educação Pública contemporânea.

Foram investidos R$ 550 mil no centro que tem capacidade para atender até 1.200 pessoas por dia, com 24 professores capacitados para atendimento.

“A ideia desse Centro é proporcionar aos alunos da região grandes momentos enquanto fazem descobertas e aprofundam conhecimento. Temos inúmeros jovens talentosos, com sonhos, e queremos oferecer oportunidades para todos eles”, afirma o Secretário da Educação, Rossieli Soares.

Até 2022 serão 27 pontos do Centro de Inovação em todo estado contando com uma unidade móvel já em operação.

Para Débora Garofalo, coordenadora do CIEBP, é necessário democratizar cada vez mais o acesso à tecnologia. “Queremos que nossos estudantes, desde os Anos Iniciais até o Ensino Médio, tenham acesso à tecnologia de ponta”.

A inauguração do CIEBP Vitor Lacorte também foi pauta no telejornal “DERANews: Empreendedor Jovem”, programa criado por um grupo de estudantes para compartilhar a vivência de colegas empreendedores. O programa aborda a contribuição das trilhas formativas ofertadas pelo CIEBP, juntamente com disciplinas do Currículo e do movimento INOVA, para a trajetória dos estudantes empreendedores até o ingresso no mundo empresarial.

O CIEBP oferece diversas atividades desenvolvidas presencialmente em três modalidades: Trilhas Formativas, Formação de Professores e Mentorias. Nas suas unidades os estudantes idealizam projetos, recebem mentoria no hub de inovação, trabalham com cultura maker, programação e robótica, além de utilizar modelagem 3D para fazer protótipos. O objetivo é o desenvolvimento do protagonismo juvenil no processo de ensino e aprendizagem com atividades “mão na massa”.

“Considerando os dois anos de pandemia com os estudantes distantes da escola, no ensino remoto nós aprendemos a viver com tecnologia e inovação e agora no presencial ambos devem fazer parte da sala de aula”, disse Paulo Pereira Da Silva, Dirigente de Ensino de Araraquara.

Os agendamentos para as trilhas formativas podem ser feitos pela SED – Secretaria Escolar Digital, como já ocorre com os demais CIEBPs.
Acesse a SED https://sed.educacao.sp.gov.br, Gestão DE/SEE / CIEBP/Agendamento.
Mais informações no site: https://centrodeinovacao.educacao.sp.gov.br/.