quinta-feira, 24/02/2022
Notícia

Centro de Inovação e IdeiaGov lançam maratona de inovação em busca de tecnologias que ajudem a reduzir a evasão escolar

A Chamada Pública tem como objetivo encontrar soluções tecnológicas para analisar dados de avaliação estudantil; inscrições abertas do dia 24 de fevereiro até 26 de março

Numa parceria em prol da tecnologia e educação, o Centro de Inovação da Educação Básica (CIEBP) junto com o IdeiaGov, hub de inovação aberta do Governo do Estado de São Paulo, liderado pelas Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Governo e pela Procuradoria-Geral do Estado, lança Chamada Pública em busca de soluções que possam ajudar professores e gestores a diagnosticar a defasagem de aprendizagem dos estudantes, auxiliar em suas dificuldades e manter a curva de crescimento do ensino público estadual.

“A aquisição de novas tecnologias são fundamentais para manter a curva de crescimento da qualidade e aproveitamento do ensino ofertado pelo estado, diminuir o número de reprovações, erradicar a evasão escolar e compreender os inputs que levam a estes cenários”, explica Rossieli Soares, Secretário da Educação do Estado de São Paulo.

Podem participar até o dia 26 de março, pessoas jurídicas nacionais ou estrangeiras em situação regular no país, bem como consórcios, liderados por empresa nacional ou constituídos integralmente por grupo de empresas nacionais, desde que apresentados os documentos exigidos para inscrição e atendidas as demais normas do Edital.

“É uma ação inédita a que estamos fazendo em São Paulo, trazendo EdTechs para as escolas, de forma que favoreça o protagonismo estudantil, transformando o jovem em um ser ativo, que toma decisões e que reflete sobre o mundo de forma empreendedora”, enfatiza Débora Garofalo, Coordenadora do CIEBP.

“A educação está recebendo crianças e adolescentes das gerações Z e Alpha que, desde muito pequenas, estão inseridos em um cotidiano rodeado pela tecnologia. São indivíduos hiperconectados, nativos digitais. Isso faz com que o desafio da educação se intensifique uma vez que se torna mais difícil prender a atenção e engajar esse público”, finaliza Patrícia Ellen, Secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico.
As propostas submetidas serão analisadas por uma comissão de Análise. No final do processo, até 15 propostas poderão ser selecionadas para participar do programa. As empresas selecionadas passarão por um processo de imersão, mentorias e capacitação junto ao órgão demandante e após aproximadamente 3 meses apresentarão suas soluções finais em um demoday para a Secretaria da Educação que irá avaliar a possibilidade de encaminhamento e aquisição das soluções e outros benefícios.

“O uso da tecnologia dentro da educação será essencial para o mapeamento de problemas presentes, além de direcionar nossa visão para os diferentes cenários do futuro. Dessa forma, possibilita criar políticas e estratégias para manter a curva de crescimento da qualidade e aproveitamento do ensino ofertado pelo estado, diminuir o número de reprovações, erradicar a evasão escolar” disse Henrique Pimentel, Chefe de Gabinete da Secretaria Estadual da Educação.

As inscrições serão recebidas em formato eletrônico, por meio de formulário de inscrição disponível no site do Programa IdeiaGov: https://ideiagov.sp.gov.br/, na área de “Desafios”.