sexta-feira, 10/06/2022
Notícia

Centro de Línguas de Osasco ganha prêmio com projeto que ajudou venezuelanos no Brasil

“Colegio del año” é concedido pelo Instituto Cervantes e Embaixada da Espanha

O Centro de Estudo de Línguas (CEL) da Escola Estadual Antônio Raposo Tavares, em Osasco, ganhou o prêmio de terceiro lugar no concurso “Colegio del Año en Español”, na categoria Centro de Línguas com o projeto “SOS Venezuela 2019”. A unidade foi a única instituição pública do estado de São Paulo homenageada.

A cerimônia de premiação contou com a presença do embaixador da Espanha no Brasil, Fernando Gárcia Casas, dos cônsules gerais Miguel Gómez de Aranda y Villén e Gonzalo Moro, do diretor geral do Colégio Miguel de Cervantes, Jorge Angel Berné, da coordenadora da Coordenadoria Pedagógica da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), Viviane Cardoso, e do subsecretário estadual de Relações Internacionais, Andrey Pereira Brito.

“Este reconhecimento é muito importante, pois os cursos do CEL fazem diferença na vida dos nossos estudantes. Estudei Espanhol em um CEL e esse conhecimento me ajudou muito quando fiz minha graduação na Universidade de São Paulo”, destacou Viviane Cardoso.

Um dos projetos inscritos pelo CEL Osasco foi o “SOS Venezuela 2019” que, além de promover conhecimento sobre o país, também fez uma campanha de arrecadação de roupas, alimentos e bilhetes de metrô para venezuelanos recém-chegados em São Paulo. A ação resultou no “Esperança Venezuela”, que ofereceu aulas de português para 600 pessoas via Google Meet, em 2020, em plena pandemia do covid-19. Hoje, o projeto ainda mantém uma sala de aula online com 60 estudantes.

“É um prêmio nacional, e somos o único Centro de Estudos de Línguas premiado do estado de São Paulo, entre os mais de 165 existentes aqui. O prêmio é o reconhecimento de um trabalho contínuo e ter a certificação do Instituto Cervantes, uma instituição mantida pelos Reis da Espanha, receber o selo de Colégio do Ano, não tem preço”, disse Rosângela Moura, professora e coordenadora do CEL Osasco.

Promovido pelo Instituto Cervantes e pelo Escritório de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil, o concurso “Colegio del año en Español” analisa projetos educacionais e boas práticas em escolas de todo o Brasil, com destaque para as que usam metodologias que ajudem a fomentar a língua espanhola.

Outras atividades de destaque do CEL Osasco foram a Mostra Cultural “Los cincos sentidos son los guías del alma” (Leonardo da Vinci) que permitiu aos visitantes, através de um túnel escuro, experiências inesquecíveis relacionadas aos cinco sentidos – paladar, tato, olfato, audição e visão; a exposição fotográfica “La Casa de Papel”, que destacou a obra de Salvador Dalí, além de apresentações teatrais e musicais. A unidade também promoveu visitas ao Memorial da América Latina, durante programações especiais de países hispanos, como Peru, Equador, Guatemala, Bolívia, Paraguai, Chile, Uruguai e México.

Estudante da EE Antônio Raposo Tavares, Gabriella Vitalino teve a oportunidade de estudar quatro idiomas – Espanhol, Inglês, Italiano e Francês. “Gostei muito dos cursos e agora quero fazer faculdade de Letras. Os cursos do CEL estão me ajudando na preparação para o ENEM e para o vestibular”, explicou a estudante de 18 anos.

“Tenho muito orgulho do CEL. A gente faz um curso, depois quer fazer outro e todos são gratuitos, minha família não teria condições de pagar. O estudo de línguas vai ajudar muito na minha vida profissional”, destacou Maria Eduarda Diogo Lima, de 16 anos, que já estudou Espanhol, Francês e Inglês na unidade.

Fundado em agosto de 1989, o CEL Osasco atende as 52 escolas estaduais da cidade. Em 2022, são mais de 800 alunos matriculados, divididos em 30 turmas – 17 de Espanhol, 8 de Francês e 4 de Inglês e 1 de Alemão. As inscrições para os cursos semestrais estão abertas até 15 de junho.