• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 16/01/2013
Imprensa

Centro de Memória da Secretaria da Educação exibe até o fim do mês mostra sobre os 80 anos da Revolução de 32

No museu, que preserva a história da rede estadual de ensino, há ainda uma exposição permanente com publicações, documentos, mobiliário e objetos usados nas escolas em diferentes épocas Até o […]

No museu, que preserva a história da rede estadual de ensino, há ainda uma exposição permanente com publicações, documentos, mobiliário e objetos usados nas escolas em diferentes épocas

Até o fim deste mês está em cartaz no Centro de Memória e Acervo Histórico, mantido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, a mostra “1932: 80 anos da Revolução”, que conta com cartazes, objetos e até armamento doados ao museu pedagógico da antiga Escola Caetano de Campos por ex-alunos ou parentes de ex-combatentes.

Aberto à visitação do público em geral de segunda a sexta-feira, no centro da capital, o museu integra o Centro de Referência em Educação (CRE) Mario Covas e tem no acervo objetos, cartilhas, livros, móveis e outras peças que retratam mais de um século de história do ensino.

No local, os visitantes podem conhecer ainda a exposição permanente “A Escola Pública e o Saber: Trajetória de uma Relação”. A visitação é feita mediante agendamento.

“Nós trabalhamos com monitorias em uma ação educativa de acordo com o visitante ou grupo. Preparamos material de forma a dar subsídio para que todos possam refletir e ampliar o conhecimento sobre a história da Educação por meio de tudo que eles viram aqui”, explica a coordenadora do Centro de Memória, Suely Ramos da Silva.

Entre os itens que despertam a atenção dos visitantes estão as cartilhas antigas, que datam desde o final do século 19 e começo do 20, entre elas a “Caminho Suave” e a “Sodré”. Materiais hoje em desuso, como tinteiros, mata-borrão e até a réplica de uma palmatória, impressionam os mais jovens.

O Centro de Memória conta também com mobiliário e exemplares da Biblioteca Infantil do Acervo Histórico Caetano de Campos, inclusive livros considerados obras raras, com uma 2ª edição de “A Menina do Narizinho Arrebitado”, de Monteiro Lobato.

Serviço

Centro de Memória e Acervo Histórico do CRE Mario Covas

Onde: avenida Rio Branco, 1.260, Campos Elíseos, São Paulo, SP

Quando: Segunda a sexta-feira, das 9h30 às 11h e das 14h às 16h

Agendamento: (11) 3225-5100 e centrodememoriacre@edunet.sp.gov.br

Informações ao público: www.crmariocovas.sp.gov.br