• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 04/06/2012
Imprensa

Centros de Estudo de Línguas da região de Catanduva oferecem 270 vagas em cursos de espanhol e francês

Os estudantes interessados podem preencher a ficha de inscrição no CEL da Escola Estadual Barão do Rio Branco, em Catanduva, e no CEL da Escola Estadual Professora Shirley Camargo Von […]

Os estudantes interessados podem preencher a ficha de inscrição no CEL da Escola Estadual Barão do Rio Branco, em Catanduva, e no CEL da Escola Estadual Professora Shirley Camargo Von Zuben, em Novo Horizonte

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, por meio dos Centros de Estudo de Línguas (CEL) da Diretoria de Ensino de Catanduva, está com inscrições abertas para os estudantes que queiram aprender gratuitamente os idiomas espanhol ou francês. O CEL da Escola Estadual Barão do Rio Branco, em Catanduva, vai disponibilizar 140 vagas para o curso de espanhol e 70 vagas para o curso de francês. Na unidade, as inscrições podem ser feitas até o dia 22 de junho. No CEL da Escola Estadual Professora Shirley Camargo Von Zuben, em Novo Horizonte, são oferecidas 60 vagas para o curso de espanhol e as inscrições vão até o dia 20 de julho. As aulas têm início previsto para agosto.

Para se inscrever é preciso ser aluno de escola estadual e frequentar cursos do ensino regular ou Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir do 7º ano do Ensino Fundamental. Estudantes de escolas técnicas estaduais também podem participar do curso.

Os alunos interessados devem realizar a inscrição nos próprios CELs mediante apresentação da declaração de matrícula escolar em unidade da rede estadual, certidão de nascimento, xerox do documento de identidade ou registro escolar. Caso seja menor de idade, o estudante deve ir acompanhado pelo pai ou responsável.

A unidade de Catanduva está situada à Praça Roosevelt, 143, centro. Em Novo Horizonte, a escola está localizada na Esplanada Valentim Gentil, 378, Vila Patti.

“Aprender duas ou mais línguas estrangeiras representa um diferencial na hora de disputar vaga no mercado de trabalho”, afirma a coordenadora do CEL de Catanduva, Silvia Angélica Pelicano Bernardi.

Atualmente, na região são atendidos 464 alunos da rede pelo CEL. Os cursos são ministrados por professores diplomados e possuem seis módulos semestrais, com duração de três anos. Ao término de cada curso o aluno recebe o certificado de conclusão.

Sobre os CELs

Os Centros de Estudos de Línguas proporcionam ao estudante da rede estadual a oportunidade de aprender gratuitamente um novo idioma, aumentando suas chances de inserção no mercado de trabalho, além de ampliar seu acesso a outras culturas.

Em todo o Estado há 226 CELs em funcionamento. O programa oferece cursos gratuitos de espanhol, italiano, francês, alemão e japonês, voltados a estudantes a partir do 7º ano do Ensino Fundamental, do ensino regular ou Educação de Jovens e Adultos (EJA), e inglês, somente aos estudantes do Ensino Médio.