quarta-feira, 22/07/2015
CEL

Centros de Estudo de Línguas recebem inscrições para o segundo semestre

Locais oferecem cursos gratuitos de alemão, espanhol, francês, italiano, japonês e mandarim

Alunos a partir do 7º ano do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio da rede estadual de ensino têm até o fim de julho para garantir uma vaga no Centro de Estudos de Línguas (CEL). No segundo semestre, as unidades vão oferecer aulas gratuitas de alemão, espanhol, francês, italiano, japonês ou mandarim. Os cursos são ministrados por professores da Educação. Entre fevereiro e junho, mais de 67 mil estudantes estavam matriculados em turmas do CEL.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Para fazer a inscrição, é preciso comparecer a uma das 223 unidades espalhadas pelo Estado com cópia do RG e declaração de matrícula da escola de origem. Menores de idade devem estar acompanhados dos responsáveis. A oferta de vagas e idioma varia de acordo com a região.

– Encontre o CEL mais próximo e inscreva-se

Ao todo, são seis módulos semestrais, sempre oferecidos no contraturno das aulas regulares. Ao fim do período, os aprovados recebem certificado de conclusão.

Na rede paulista, o idioma mais procurado pelos estudantes é o espanhol. Nos últimos anos, porém, os Centros registraram um aumento significativo por aulas de mandarim e japonês. Em apenas três anos, o número de inscrições passou de 858 para 1.498 – um crescimento de 74,5%. Nas aulas, os alunos têm a chance de aprender a língua, com auxílio de filmes e mangás, e também conhecer um pouco mais sobre os países da Ásia.