sexta-feira, 01/06/2012

Centros de Estudos de Línguas da capital têm vagas abertas

Inscrições para cursos de espanhol, inglês, italiano, francês e alemão seguem até o dia 15 de junho  Os dois Centros de Estudos de Línguas (CELs) da Diretoria Regional de Ensino […]

Os dois Centros de Estudos de Línguas (CELs) da Diretoria Regional de Ensino Centro, na capital, têm 495 vagas abertas para cursos gratuitos de espanhol, inglês, francês, italiano e alemão. As aulas iniciarão em agosto. O período de matrícula segue até o dia 15 de junho.

Podem inscrever-se estudantes matriculados na rede estadual a partir do 7º ano do Ensino Fundamental do ensino regular ou Educação de Jovens e Adultos (EJA). No caso do curso de inglês, apenas alunos do Ensino Médio podem participar. Para o cadastro, os interessados devem comparecer à respectiva escola, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, portando cópia da certidão de nascimento ou RG, comprovante de residência e declaração de matrícula.

No CEL da Escola Estadual Buenos Aires há 75 vagas para os cursos de espanhol, 75 para italiano, 50 para alemão e 50 para francês. A unidade fica na rua Olavo Egídio, 1008, em Santana. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 2976 4710.

No CEL da Escola Estadual Professor Mauro de Oliveira, as vagas estão divididas em: 120 para espanhol, 65 para francês, 30 para o curso de inglês, 30 para italiano e. O endereço é Rua Pedro Soares de Almeida, Vila Anglo Brasileira. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3873-9658.

Gabriela Racciatti Leite, aluna do segundo ano do Ensino Médio da Escola Estadual Doutor Octávio Mendes, na zona norte, ingressou no curso de alemão em agosto do ano passado no CEL da Escola Estadual Buenos Aires e pretende fazer intercâmbio para a Alemanha. “Sempre gostei desse idioma e o CEL me proporcionou a oportunidade de aprende-lo. Quando terminar o curso pretendo fazer intercâmbio na Alemanha para conhecer o país e a cultura local”, comenta a estudante. “As aulas são dinâmicas e o professor interage com a turma e isso faz com que facilite o nosso aprendizado”.

Sobre os CELs

Os Centros de Estudos de Línguas proporcionam ao estudante da rede estadual a oportunidade de aprender gratuitamente um novo idioma, aumentando suas chances de inserção no mercado de trabalho, além de ampliar seu acesso a outras culturas.

Em todo o Estado há 226 CELs em funcionamento. O programa oferece cursos gratuitos de espanhol, italiano, francês, alemão e japonês, voltados a estudantes a partir do 7º ano do Ensino Fundamental, do ensino regular ou Educação de Jovens e Adultos (EJA), e inglês, somente aos estudantes do Ensino Médio.