terça-feira, 23/10/2012
Imprensa

Centros de Estudos de Línguas da região de Araraquara oferecem mil vagas para o primeiro semestre de 2013

Alunos da rede estadual podem se matricular até 14 de novembro em cursos de alemão, espanhol, inglês, italiano, francês e língua chinesa nas unidades de Araraquara, Américo Brasiliense e Matão […]

Os quatro Centros de Estudos de Línguas (CEL) da região de Araraquara estão com inscrições abertas para mil vagas para os cursos de alemão, espanhol, inglês, italiano, francês e língua chinesa, cujas aulas terão início no primeiro semestre de 2013. As matrículas podem ser feitas até 14 de novembro nas secretarias das escolas estaduais localizadas em Araraquara, Américo Brasiliense e Matão que contam com uma unidade do CEL.

Em Araraquara, a Escola Estadual João Manoel do Amaral oferece 300 vagas, sendo 120 para espanhol, 60 para inglês, 30 para francês, 30 para alemão, 30 para italiano e 30 para língua chinesa, idioma que começou a ser lecionado neste semestre na cidade.  Na Escola Estadual Maria Isabel Rodrigues Orso, também em Araraquara, há 60 vagas para espanhol e 60 para inglês. Para efetuar a matrícula é preciso comparecer às secretarias das escolas, localizadas, respectivamente, na avenida La Salle, s/n, Vila Ferroviária, e rua Doutor José Logatti, 909, Jardim Roberto Selmi Dei.

Na Escola Estadual Dinorá Marcondes Gomes, em Américo Brasiliense, são oferecidas 175 vagas, 105 delas para espanhol e 70 para inglês. As matrículas devem ser feitas na secretaria da unidade, localizada na rua Emília Galli, 549, centro.

No município de Matão, a Escola Estadual Henrique Morato dispõe de 370 vagas, sendo 150 para o curso de espanhol, 70 para italiano e 35 para língua chinesa. Para efetuar a inscrição, o aluno deve comparecer à unidade, na rua Cesário Motta, 468, centro.

Podem se inscrever estudantes da rede estadual de Ensino Fundamental e Ensino Médio. Para o cadastro, os interessados, ou seus responsáveis, no caso de alunos menores de idade, devem comparecer às unidades que oferecem os cursos, portando cópia do RG e declaração de matrícula da escola de origem. Os cursos são ministrados por professores diplomados e possuem seis módulos semestrais, com duração de três anos. Ao término de cada curso o aluno recebe o certificado de conclusão.

Sobre os centros

Os Centros de Estudos de Línguas proporcionam ao estudante da rede estadual a oportunidade de aprender gratuitamente um novo idioma, aumentando suas chances de inserção no mercado de trabalho, além de ampliar seu acesso a outras culturas.

Em todo o Estado há 225 CEL em funcionamento. O programa oferece cursos gratuitos de espanhol, italiano, francês, alemão e japonês, voltados a estudantes a partir do 7º ano do Ensino Fundamental, do ensino regular ou Educação de Jovens e Adultos (EJA), e inglês, somente aos estudantes do Ensino Médio.