• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 03/08/2012
Imprensa

Centros de Estudos de Línguas da região de Araraquara recebem matrícula até o dia 10

Unidades de quatro escolas estaduais, duas de Araraquara, uma de Américo Brasiliense e uma de Matão, oferecem no total 345 vagas para cursos de alemão, espanhol, italiano e francês Estão […]

Unidades de quatro escolas estaduais, duas de Araraquara, uma de Américo Brasiliense e uma de Matão, oferecem no total 345 vagas para cursos de alemão, espanhol, italiano e francês

Estão abertas até o próximo dia 10 as inscrições para 345 vagas nos cursos de alemão, espanhol, italiano e francês de quatro Centros de Estudos de Línguas (CEL) da região de Araraquara. As matrículas para as aulas que têm início na segunda quinzena deste mês deverão ser efetuadas nas secretarias das escolas localizadas em Araraquara, Américo Brasiliense e Matão.

Em Araraquara, na Escola Estadual João Manoel do Amaral, estão abertas 65 vagas para o período noturno, sendo 10 para espanhol, 20 para francês, 15 para alemão e 20 para italiano. Na Escola Estadual Maria Isabel Rodrigues Orso, também em Araraquara, há 60 vagas para espanhol. Para efetuar a matrícula é preciso comparecer à secretaria das escolas, localizadas, respectivamente, na avenida La Salle, s/n, Vila Ferroviária, e rua Doutor José Logatti, 909, Jardim Roberto Selmi Dei.

Na Escola Estadual Dinorá Marcondes Gomes, em Américo Brasiliense, são oferecidas 145 vagas: 120 para espanhol e 25 para francês. As matrículas devem ser feitas na secretaria da unidade, localizada na rua Emília Galli, 549, centro. No município de Matão, a Escola Estadual Henrique Morato dispõe de 75 vagas, sendo 50 para o curso de espanhol e 25 para italiano. Para efetuar a inscrição, o aluno deve comparecer à unidade, na rua Cesário Motta, 468, centro.

Podem se inscrever estudantes da rede estadual de Ensino Fundamental e Ensino Médio. Para o cadastro, os interessados, ou seus responsáveis, no caso de alunos menores de idade, devem comparecer às unidades que oferecem os cursos, portando cópia do RG e declaração de matrícula da escola de origem. Os cursos são ministrados por professores diplomados e possuem seis módulos semestrais, com duração de três anos. Ao término de cada curso o aluno recebe o certificado de conclusão.

Sobre os centros

Os Centros de Estudos de Línguas proporcionam ao estudante da rede estadual a oportunidade de aprender gratuitamente um novo idioma, aumentando suas chances de inserção no mercado de trabalho, além de ampliar seu acesso a outras culturas.

Em todo o Estado há 225 CEL em funcionamento. O programa oferece cursos gratuitos de espanhol, italiano, francês, alemão e japonês, voltados a estudantes a partir do 7º ano do Ensino Fundamental, do ensino regular ou Educação de Jovens e Adultos (EJA), e inglês, somente aos estudantes do Ensino Médio.