terça-feira, 31/01/2012

Centros de Estudos de Línguas da região de Araraquara têm vagas abertas

Inscrições para cursos de espanhol, inglês, italiano, francês e alemão seguem até o dia 8 de fevereiro Os quatro Centros de Estudos de Línguas (CELs) da região da Diretoria de […]

Os quatro Centros de Estudos de Línguas (CELs) da região da Diretoria de Ensino de Araraquara têm vagas abertas para cursos gratuitos de espanhol, inglês, francês, italiano e alemão, que terão início em fevereiro. O período de matrícula segue até o dia 8 de fevereiro.

Podem inscrever-se estudantes matriculados na rede estadual a partir do 7º ano do Ensino Fundamental do ensino regular ou Educação de Jovens e Adultos (EJA). No caso do curso de inglês, apenas alunos do Ensino Médio podem participar. Para o cadastro, os interessados devem comparecer à respectiva escola, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, portando cópia da certidão de nascimento ou RG, comprovante de residência e declaração de matrícula.

No CEL da Escola Estadual João Manoel do Amaral, em Araraquara, ainda há vagas para os cursos de espanhol (100), inglês (110), italiano (35), francês (35) e alemão (35). A unidade fica na avenida La Salle s/nº,  Vila Ferroviária, telefone 0/xx/16 3336-3911.

No novo CEL criado na Escola Estadual Maria Isabel Rodrigues Orso, localizada também em Araraquara, ainda há vagas para os cursos de inglês (200), espanhol (200) e francês (35). O endereço é Doutor José Logatti, s/nº, bairro Adalberto Roxo, telefone 0/xx/16 3324-1814.

No recém-criado CEL da Escola Estadual Professora Dinorá Marcondes Gomes, situada à rua Emília Galli, 549, centro, na cidade de Américo Brasiliense, telefone 0/xx/16 3392-1335, ainda há vagas nos cursos de espanhol (200), inglês (200) e francês (35).

No município de Matão, o CEL da Escola Estadual Professor Henrique Morato dispõe de vagas nos cursos de espanhol (100), inglês (150), italiano (35) e francês (35). A unidade fica na Rua Cesário Mota, 468, centro, telefone 0/xx/16 3382-1814.

Sobre os CELs

Os Centros de Estudos de Línguas proporcionam ao estudante da rede estadual a oportunidade de aprender gratuitamente um novo idioma, aumentando suas chances de inserção no mercado de trabalho, além de ampliar seu acesso a outras culturas.

Em todo o Estado há 144 CELs em funcionamento e 106 em fase de implantação, totalizando 250 unidades. O programa oferece cursos gratuitos de espanhol, italiano, francês, alemão e japonês, voltados a estudantes a partir do 7º ano do Ensino Fundamental, do ensino regular ou Educação de Jovens e Adultos (EJA), e inglês, somente aos estudantes do Ensino Médio.

No total, são atendidos hoje cerca de 60 mil alunos da rede estadual em cursos de espanhol, italiano, francês, alemão, japonês e inglês (inserido na grade dos CELs em 2010). Com exceção do curso de inglês, que tem duração de um ano, divido em dois semestres de 60 horas de aula cada, os demais cursos têm duração de três anos, em módulos de seis semestres, com um total de 480 horas.