quarta-feira, 12/12/2012
Imprensa

Centros de Estudos de Línguas da região de Marília oferecem 600 vagas para o primeiro semestre de 2013

Alunos da rede estadual podem se matricular até o próximo dia 19 nos cursos de alemão, espanhol, inglês, italiano, francês e japonês nas unidades de Marília, Pompeia e Garça      Os […]

Os três Centros de Estudos de Línguas (CEL) da região de Marília estão com inscrições abertas para 600 vagas para os cursos de alemão, espanhol, inglês, italiano, francês e japonês, cujas aulas terão início no primeiro semestre de 2013. As matrículas podem ser feitas até o próximo dia 19 nas secretarias das escolas estaduais localizadas em Marília, Pompeia e Garça que contam com uma unidade do CEL.

Em Marília, a Escola Estadual Monsenhor Bicudo oferece 450 vagas, sendo 210 para espanhol, 30 para francês, 30 para italiano, 30 para alemão, 30 para japonês e 120 para inglês. Para efetuar a matrícula é preciso comparecer à secretaria da escola, localizada na avenida Rio Branco, 803, bairro Salgado Filho.

Na Escola Estadual Cultura e Liberdade, em Pompeia, são oferecidas 60 vagas, 30 delas para espanhol e 30 para inglês. As matrículas devem ser feitas na secretaria da unidade, localizada na rua Dr. José de Moura Resende, 400, centro.

No município de Garça, a Escola Estadual Hilmar Machado de Oliveira dispõe de 90 vagas, sendo 60 para o curso de espanhol e 30 para inglês. Para efetuar a inscrição, o aluno deve comparecer à unidade, situada à rua Fausto Floriano de Toledo, 35, bairro Vila Williams.

Podem se inscrever estudantes que frequentem o Ensino Fundamental ou Médio na rede estadual. Para o cadastro, os interessados, ou seus responsáveis, no caso de alunos menores de idade, devem comparecer às unidades que oferecem os cursos, portando cópia do RG e declaração de matrícula da escola de origem. Os cursos são ministrados por professores diplomados e possuem seis módulos semestrais, com duração de três anos, com exceção do curso de inglês, que dura um ano e é oferecido somente para alunos do Ensino Médio. Ao término de cada curso o aluno recebe o certificado de conclusão.

Sobre os centros

Os Centros de Estudos de Línguas proporcionam ao estudante da rede estadual a oportunidade de aprender gratuitamente um novo idioma, aumentando suas chances de inserção no mercado de trabalho, além de ampliar seu acesso a outras culturas.

Em todo o Estado há 226 CEL em funcionamento. O programa oferece cursos gratuitos de espanhol, italiano, francês, alemão e japonês, voltados a estudantes a partir do 7º ano do Ensino Fundamental, do ensino regular ou Educação de Jovens e Adultos (EJA), e inglês, somente aos estudantes do Ensino Médio.