sexta-feira, 20/07/2012

Centros de Estudos de Línguas da zona norte têm vagas abertas

Matrículas para cursos de alemão, espanhol, francês e italiano seguem até o dia 31 de julho Os Centros de Estudos de Línguas (CEL) de duas escolas estaduais localizadas na zona […]

Os Centros de Estudos de Línguas (CEL) de duas escolas estaduais localizadas na zona norte de São Paulo têm 407 vagas disponíveis para cursos gratuitos de alemão, espanhol, francês e italiano. As matrículas podem ser feitas até o dia 31 deste mês. As aulas terão início em agosto.

No CEL da Escola Estadual Senador Paulo Egydio de Oliveira Carvalho há 140 vagas para o curso de espanhol, 70 para francês e 35 para italiano. A unidade fica na rua Araritaguaba, 1.264, Vila Maria Alta. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (0/xx/11) 2954-4757.

No CEL da Escola Estadual Albino César são 125 vagas para o curso de espanhol e 37 vagas para alemão. A unidade está localizada na rua Cajamar, 5, Vila Mazzei. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (0/xx/11) 2952-0549.

Podem se inscrever estudantes matriculados na rede estadual a partir do 7º ano do Ensino Fundamental do ensino regular ou Educação de Jovens e Adultos (EJA). Estudantes de escolas técnicas estaduais também podem participar. Para o cadastro, os interessados devem comparecer às escolas estaduais relacionadas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, portando cópia da certidão de nascimento ou RG, comprovante de residência e declaração de matrícula.

Sobre os centros

Os Centros de Estudos de Línguas proporcionam ao estudante da rede estadual a oportunidade de aprender gratuitamente um novo idioma, aumentando suas chances de inserção no mercado de trabalho, além de ampliar seu acesso a outras culturas.

Em todo o Estado há 225 CEL em funcionamento. O programa oferece cursos gratuitos de espanhol, italiano, francês, alemão e japonês, voltados a estudantes a partir do 7º ano do Ensino Fundamental, do ensino regular ou Educação de Jovens e Adultos (EJA), e inglês, somente aos estudantes do Ensino Médio. Com exceção do curso de inglês, que tem duração de um ano, divido em dois semestres de 60 horas de aula cada, os demais cursos têm duração de três anos, em módulos de seis semestres, com um total de 480 horas.