sábado, 10/12/2011
Imprensa

Centros de Estudos de Línguas de Tupã e Rancharia estão com matrículas abertas para 2012

Os CELs das escolas estaduais India Vanuíre, em Tupã, e Dom Antonio José dos Santos, em Rancharia, oferecem vagas para cursos de espanhol, inglês, alemão, francês e italiano Os Centros […]

Os Centros de Estudos de Línguas da região de Tupã estão com matrículas abertas para os cursos gratuitos de espanhol, inglês, alemão, francês e italiano, que terão início no primeiro semestre de 2012.

Podem se inscrever estudantes da rede estadual a partir do 7º ano do Ensino Fundamental, do ensino regular, ou Educação de Jovens e Adultos (EJA). No caso do curso de inglês, apenas alunos do Ensino Médio. Para o cadastro, os interessados devem comparecer à unidade, de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, portando cópias da certidão de nascimento, RG, RA e atestado escolar.

No CEL da Escola Estadual India Vanuíre, de Tupã, o prazo para matrícula vai até sexta-feira, 16 de dezembro. São oferecidas vagas para cursos de espanhol (260), alemão (55), francês (40), inglês (100) e italiano (30). A unidade fica na rua Guarani, nº 1.271, no Centro.

No CEL da Escola Estadual Dom Antonio José dos Santos, em Rancharia, as inscrições podem ser feitas até o dia 20 de dezembro. São oferecidos cursos de inglês, espanhol, francês e alemão. Por se tratar de uma nova unidade, as turmas ainda serão formadas, portanto não há um número fechado de vagas. O endereço é rua Dona Rosa Miguel, nº 445, no Centro.

Sobre os CELs

Os Centros de Estudos de Línguas proporcionam ao estudante da rede estadual a oportunidade de aprender gratuitamente um novo idioma, aumentando suas chances de inserção no mercado de trabalho, além de ampliar seu acesso a outras culturas.

“Aprender um segundo idioma é fundamental para a formação do estudante. Esta é uma importante iniciativa da Secretaria”, disse o Secretário de Estado da Educação, professor Herman Voorwald.

Em todo o Estado há 144 CELs em funcionamento e 106 em fase de implantação, totalizando 250 unidades. O programa oferece cursos gratuitos de espanhol, italiano, francês, alemão e japonês, voltados a estudantes a partir do 7º ano do Ensino Fundamental, do ensino regular ou Educação de Jovens e Adultos (EJA), e inglês, somente aos estudantes do Ensino Médio.

No total, são atendidos hoje cerca de 60 mil alunos da rede estadual em cursos de espanhol, italiano, francês, alemão, japonês e inglês (inserido na grade dos CEL em 2010). Com exceção do curso de inglês, que tem duração de um ano, divido em dois semestres de 60 horas de aula cada, os demais cursos têm duração de três anos, em módulos de seis semestres, com um total de 480 horas.