• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 01/09/2021
Notícia

Cerca de 400 profissionais da educação participam de capacitação tecnológica pelo Centro de Mídias de SP 

Evento ministrado por professor da região de Araraquara auxiliou educadores no uso da plataforma Google Classroom 

Na última quarta-feira (18), cerca de 400 profissionais da educação do Estado de São Paulo participaram de capacitação tecnológica realizada pelo Centro de Mídias SP (CMSP). Com o objetivo de fortalecer na didática dos professores para uma efetiva interatividade com os estudantes, a formação reforçou as funcionalidades oferecidas pela plataforma. Organizado pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” (EFAPE), o treinamento foi transmitido ao vivo também pelo YouTube e chegou a 400 visualizações simultâneas durante a realização.

 

Ministrado pelo Professor de Filosofia e PROATEC – Professor de Assistência à Tecnologia, Geovane Gomes da Silva – da Escola Estadual Luzia de Abreu, no município de Nova Europa, pertencente à Diretoria de Ensino de Araraquara, o curso visou contribuir em um maior domínio e da ferramenta Google Classroom pelos profissionais pedagógicos.

 

“A representatividade alcançada por um professor de uma pequena escola do interior de São Paulo, mostra a todos nós, que é possível vencer nossas dificuldades e obstáculos. Às vezes, acompanhando as aulas do Centro de Mídias, parece tudo muito distante de nossa realidade. Entendo também, que é de suma importância para a Seduc, dar espaço aos excelentes professores do interior, afinal, a educação acontece em todas as localidades. Certamente, a minha ida ao CMSP trouxe esperança e representatividade a outros colegas, os quais também desejam demonstrar seu talento”, avaliou o educador.

 

Na ocasião, a capacitação auxiliou educadores de todo o estado no manuseio da plataforma, perpassando por todas as interfaces do programa e explorando as principais funções. Ações como importação dos estudantes nas turmas virtuais e correção de tarefas foram alguns dos usos apresentados, além da demonstração de todas as funções de criação de atividades, inclusive a comunicação com outras ferramentas complementares como Google Drive e Google Meet – fundamentais durante o ensino híbrido.

 

 

Sobre o CMSP

 

O Centro de Mídias SP é uma plataforma de aulas mediadas por tecnologia que foi implementada em abril de 2020 pela Seduc-SP. No aplicativo, os estudantes têm acesso às aulas em tempo real, interagem e tiram dúvidas com os professores das suas turmas, que também podem transmitir aulas pela plataforma.