quinta-feira, 03/10/2013
Professores e Funcionários

Cerca de 60 mil já se inscreveram no maior concurso da história da Educação

Os interessados podem fazer o cadastro aqui no Portal da Educação até o próximo dia 16 de outubro

Cerca de 60 mil já se inscreveram no maior concurso da história do magistério paulista. Segundo balanço parcial da Secretaria da Educação do Estado foi registrada uma média de 10 mil inscritos por dia. As inscrições estão abertas desde 26 de setembro e estão disponíveis 59 mil vagas para professores.

– Confira aqui o edital do concurso

– Confira aqui o edital complementar

– Acesse aqui as instruções especiais para os candidatos

– Acesse aqui a retificação das instruções especiais

Os interessados podem fazer o cadastro até o próximo dia 16 de outubro e o processo seletivo está previsto para 17 de novembro. A prova acontece nos municípios-sede das 91 diretorias de ensino do Estado.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Serão 80 questões objetivas e 2 dissertativas. O conteúdo se refere à formação básica do professor e à formação específica de cada disciplina e as referências bibliográficas estão disponíveis para consulta.  Além do exame, o processo seletivo também é composto por uma avaliação de títulos. As vagas serão disponibilizadas regionalmente e cada candidato deve indicar pelo menos uma diretoria de ensino onde gostaria de trabalhar.

Os candidatos poderão optar entre dois tipos de jornada, que estarão disponíveis no momento da escolha de vagas. A primeira delas, a jornada reduzida, é composta por 9 aulas por semana. Já a segunda, a jornada inicial, é composta por 19 aulas por semana. O número de aulas poderá ser ampliado nas atribuições de aulas.

“Além do maior concurso da história, que já registra amplo interesse, nossas ações de valorização contemplam ainda uma política salarial prevista em lei e a materialização de um plano de carreira inédito, construído em conjunto com os nossos servidores”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

O salário inicial de um professor que leciona para classes de anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, com jornada de 40 horas semanais, é de R$ 2.257,84, podendo chegar a R$ 6.390,78 de acordo com a evolução funcional. Veja aqui mais informações sobre a política salarial da Educação.

Contratação de professores

Desde janeiro de 2011, foram nomeados 34 mil docentes que somados ao novo concurso totalizam 93 mil professores. No início do próximo semestre letivo, já serão chamados 20 mil profissionais. Segundo o secretário da Educação, “Uma das prioridades da gestão é a ampliação da atuação dos professores efetivos na rede estadual de ensino”.

* Atualizada em 9/10, às 13h29