• Siga-nos em nossas redes sociais:
domingo, 30/06/2024
Creche Escola

Educação de SP entregou quatro unidades do Creche Escola no último mês

Cidades de Jambeiro, Euclides da Cunha Paulista, Salto e Votorantim ganharam novas unidades de educação infantil; investimento foi de R$ 12,4 milhões

Em junho, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), garantiu a prefeituras do interior paulista a abertura de mais 580 vagas em creches. Com o investimento de R$ 12,4 milhões, quatro unidades do Programa Creche Escola foram inauguradas no último mês do primeiro semestre nas cidades de Jambeiro, Euclides da Cunha Paulista, Salto e Votorantim.

Na última semana, o governador em exercício, Felicio Ramuth, acompanhou a entrega da Creche Escola Municipal Professora Maria Aparecida Candelária de Castro e Santos, “Dona Cida”, em Jambeiro. A unidade tem capacidade para atender 150 crianças de 0 a 5 anos de idade. “Educação é prioridade para o governo de São Paulo. E entregar creche é garantir sociabilização à criança no seu momento de formação das relações sociais e desenvolvimento cognitivo”, afirmou Felicio. “Quando a gente dá essa possibilidade de todas as crianças terem à sua disposição a creche, temos a garantia que elas estão recebendo o melhor preparo de primeira infância para a grande jornada da vida que terão pela frente”, acrescentou.

Por meio do programa, as prefeituras podem receber novas creches de duas maneiras: quando elas são construídas por meio de contrato direto da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) — órgão responsável pelas obras da pasta —, ou por meio de convênio, com repasse de verbas da Seduc-SP aos municípios.

Todos os edifícios do programa são equipados com salas pedagógicas, berçários com fraldário e lactário, secretaria, refeitório, banheiros e área de serviço. As construções também respeitam todas as normas de segurança e de acessibilidade.

Para o presidente da FDE, Jean Pierre Neto, é muito importante a atuação do poder público desde o início da vida escolar das crianças. “Quando construímos uma creche, promovemos transformação na realidade das famílias: a criança fica em segurança e as mães e pais podem trabalhar com a tranquilidade de saber que os filhos estão sendo bem cuidados”.