sexta-feira, 06/09/2013
Sociedade

Cerca de mil alunos participarão de desfile cívico no Sambódromo do Anhembi

Sete fanfarras de escolas estaduais estarão no evento e comemoração ao Dia da Independência

Neste sábado (7), cerca de mil alunos da rede estadual participam do tradicional desfile cívico-militar em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, no Sambódromo do Anhembi, zona norte da cidade de São Paulo.

O evento é organizado pelo Governo do Estado e contará com a presença de civis, militares do exército, marinha, aeronáutica e sete escolas estaduais.

A E.E. Loteamento das Gaivotas, a E.E. Vicente Leporace e a E.E. Visconde de Itaúna são as unidades da capital paulista. Já a E.E. Bartolomeu Carlos e a E.E. Jardim Maria Dirce III representarão Guarulhos. A E.E. Professor Armando Gaban representará Osasco. E a única escola do interior, a E.E. Prefeito Mário Avesani, levará o nome da cidade de Santa Cruz das Palmeiras para o desfile. E a E.E. Suelly Machado da Silva, representa a região de Franca.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Estreia no Sambódromo

Esta será a primeira vez que a banda marcial da E.E. Maria Dirce II, de Guarulhos, se apresentará no Sambódromo. A banda existe desde 2005 e levará ao desfile 144 componentes. “Todos estão extremamente ansiosos. Para eles, é um troféu, é a linha de chegada de um grande jornada”, diz a maestrina Noemi Rosa de Andrade Biacsi.

Para reforçar o time, Noemi convocou ex-integrantes. “Entrei na banda com o objetivo de desfilar no Anhembi. Receber esse convite, mesmo depois de formado no Ensino Médio, é muito significativo”, conta o veterano Hitalo Darling.

Ensaio nas férias

Os alunos da E.E. Prefeito Mário Avesani já estão com as malas prontas. Os 90 integrantes da banda marcial embarcam na tarde dessa sexta-feira (6). Os estudantes devem encarar quatro horas de viagem, tempo necessário para percorrer a distância de 243 Km de Santa Cruz das Palmeiras até a cidade de São Paulo.

O grupo é recente, iniciou suas atividades há menos de um ano. O convite para desfilar chegou de surpresa nos últimos dias de aula do primeiro semestre. “Os alunos estão empenhados e ensaiando sem parar desde que recebemos a notícia. Todos os dias nas férias eles estiveram na escola e se dedicaram às músicas por, no mínimo, duas horas”, conta o vice-diretor Ricardo Aparecido Manoel.

Franca

A E.E. Suelly Machado da Silva, de Franca, também desfililará no dia 7 de Setembro. Com o tema “Brasil, a conquista da independência ostenta o sonho de um país melhor”, os estudantes tocaram músicas em homenagem ao Dia da Independência.