• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 16/10/2013
Professores e Funcionários

Cerimônia de entrega do Prêmio Victor Civita “Educador Nota 10” prestigia docentes da rede

Além do “Educador Nota 10”, as professoras ficaram entre as finalistas do “Educador do Ano”

Foi na Sala São Paulo que a história da professora de biologia Karina Drude Puga Rui, da E.E. Maria Falconi de Felício, em Pitangueiras, se cruzou com a trajetória da docente de arte Carmem Machado, da E.E. Professora Benedicto Leme Vieira Neto, de Salto de Pirapora.

As profissionais foram contempladas com o Prêmio Victor Civita “Educador Nota 10” e se conheceram na cerimônia de entrega do título.

Ambas desenvolveram projetos de boas práticas que, com inovação e criatividade, mudaram a forma de transmitir conhecimento. As ideias receberam destaque nacional na competição, deixando-as entre as dez melhores iniciativas na competição com 3 mil concorrentes.

“Esse prêmio é o reconhecimento de muita dedicação ao meu trabalho”, disse Carmem Machado. “Não imaginava que o meu projeto chegasse ao posto de vencedor. Essa conquista me faz refletir sobre minha responsabilidade como educadora”, contou Karina Drude.

Além disso, as docentes também ficaram entre as finalistas do “Educador do Ano”. “Neste evento, a importância do professor é reconhecida, além de procurar sensibilizar a sociedade sobre o valor e a necessidade de respeitar e valorizar este profissional”, disse o secretário da Educação do Estado de São Paulo, professor Herman Voorwald.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Cobras, escorpiões e lendas

A professora Karina é autora do trabalho “Cobras, escorpiões e lendas” que nasceu de uma necessidade da região, reconhecida pelos altos índices de picadas de escorpião e cobra. “Na minha sala, quase todos os alunos foram picados ou conhecem alguém em casa que já passou por essa situação”, conta.

Na tentativa de diminuir essa estatística, a professora começou a trabalhar conceitos de medidas preventivas em aula para desmitificar histórias locais. Karina ainda mapeou as áreas com mais incidência de casos, envolvendo a disciplina de geografia.

Dança contemporânea e teatro

Teatro e dança contemporânea são os pilares do trabalho “Sentiver – inspiração, conteúdo e leveza” da professora de arte Carmem Machado. O projeto é desenvolvido há 7 anos na E.E. Professor Benedicto Leme Vieira Neto, em Salto de Pirapora. Saiba mais aqui.

Pouco a pouco, Carmem foi familiarizando os alunos com a linguagem corporal e trabalhando conceitos de autoconhecimento. A professora escreveu uma peça de teatro que tinha como tema a infância.