Nesta segunda-feira (15), acontece a cerimônia de entrega do Prêmio Construindo a Nação, iniciativa do Instituto da Cidadania Brasil que acontece desde 2000 e contempla projetos de escolas públicas e privadas de 26 Estados, com exceção ao Distrito Federal. E, na edição 2014, alguns projetos de escolas da rede estadual de ensino estão entre os destaques.
Em primeiro lugar na categoria Ensino Fundamental, o projeto “O Mundo é Logo Ali”, criado pelo agente da organização escolar Ricardo de Almeida Pinto, da escola estadual Professor Felipe Ricci de Camargo, em Santo André, consistiu na troca de informações e materiais via correio com outros países do mundo.
O primeiro contato feito pela escola foi com a cidade de Hong Kong, na China. A escola recebeu uma encomenda com moedas, cédulas, mapas da cidade, livros e outros materiais. A partir disso, começaram os contatos com países como Espanha, Suriname, Filipinas, entre outros. “Quando tem essa relação com outros países, com a troca de informações, as crianças passam a entender que o mundo é logo ali. Por mais que haja distância, ela vê que é igual a uma criança chinesa, espanhola e etc. Nosso intuito é mostrar isso”, afirma Ricardo.
Em segundo lugar na categoria Ensino Médio ficou a escola estadual Dona Idalina Macedo Costa Sodré, de São Caetano do Sul. Com o projeto “Praticando a Cidadania, Ética e Conscientização”, iniciado neste ano, os alunos puderam participar de concurso de redações, poesias, palestras e muitas outras atividades relacionadas ao tema. O objetivo foi auxiliar na formação da cidadania e no preparo do aluno para o mercado de trabalho.
Ainda participarão da cerimônia de premiação outras iniciativas de professores em conjunto com alunos da rede, vencedores nas demais categorias do Prêmio Construindo a Nação. Saiba mais sobre os vencedores aqui.