• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 15/12/2014
Sociedade

Cerimônia do Prêmio Construindo a Nação acontece nesta segunda-feira (15)

Iniciativa contempla projetos de escolas públicas e privadas de 26 Estados

Nesta segunda-feira (15), acontece a cerimônia de entrega do Prêmio Construindo a Nação, iniciativa do Instituto da Cidadania Brasil que acontece desde 2000 e contempla projetos de escolas públicas e privadas de 26 Estados, com exceção ao Distrito Federal. E, na edição 2014, alguns projetos de escolas da rede estadual de ensino estão entre os destaques.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Em primeiro lugar na categoria Ensino Fundamental, o projeto “O Mundo é Logo Ali”, criado pelo agente da organização escolar Ricardo de Almeida Pinto, da escola estadual Professor Felipe Ricci de Camargo, em Santo André, consistiu na troca de informações e materiais via correio com outros países do mundo.

O primeiro contato feito pela escola foi com a cidade de Hong Kong, na China. A escola recebeu uma encomenda com moedas, cédulas, mapas da cidade, livros e outros materiais. A partir disso, começaram os contatos com países como Espanha, Suriname, Filipinas, entre outros. “Quando tem essa relação com outros países, com a troca de informações, as crianças passam a entender que o mundo é logo ali. Por mais que haja distância, ela vê que é igual a uma criança chinesa, espanhola e etc. Nosso intuito é mostrar isso”, afirma Ricardo.

Em segundo lugar na categoria Ensino Médio ficou a escola estadual Dona Idalina Macedo Costa Sodré, de São Caetano do Sul. Com o projeto “Praticando a Cidadania, Ética e Conscientização”, iniciado neste ano, os alunos puderam participar de concurso de redações, poesias, palestras e muitas outras atividades relacionadas ao tema. O objetivo foi auxiliar na formação da cidadania e no preparo do aluno para o mercado de trabalho.

Ainda participarão da cerimônia de premiação outras iniciativas de professores em conjunto com alunos da rede, vencedores nas demais categorias do Prêmio Construindo a Nação. Saiba mais sobre os vencedores aqui.