• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 29/09/2003
Últimas Notícias

Chalita fala sobre Escola da Família na Conferência da Unesco em Paris

Secretário paulista fará exposição nesta quinta-feira, pouco antes do discurso de Cristovam Buarque para representantes de 190 países. Dia 9, em Londres, dá palestra no Conselho Britânico Às 15 horas […]

Secretário paulista fará exposição nesta quinta-feira, pouco antes do discurso de Cristovam Buarque para representantes de 190 países. Dia 9, em Londres, dá palestra no Conselho Britânico

Às 15 horas do dia 2 de outubro, quinta-feira desta semana, o professor Gabriel Chalita, secretário da Educação do Estado de São Paulo, falará aos participantes da Conferência bienal da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que se realiza em Paris, França, de 29 de setembro a 17 de outubro. Chalita, que permanecerá na capital francesa entre 2 e 5 de outubro, vai expor durante 30 minutos o Programa Escola da Família – Espaços de Paz, que desde agosto abre as aproximadamente 6.000 escolas da rede estadual de ensino nos fins de semana, para uso da comunidade.

O programa visa ao envolvimento de pais e moradores do entorno da escola, por meio de atividades culturais, esportivas, recreativas, comunitárias e profissionalizantes, desenvolvidas com a participação de educadores profissionais, voluntários e universitários bolsistas. A rede estadual de ensino paulista é uma das maiores do mundo, reunindo quase 6 milhões de alunos dos ciclos fundamental (1ª à 8ª série) e médio.

Escola da Família tem o apoio da Unesco e a parceria de dezenas de organizações particulares de ensino superior, que complementam a bolsa de estudos dos universitários (o governo estadual paga metade do valor das mensalidades, até o limite de R$ 267,00). Cerca de 25 mil bolsistas, com a condição de terem cursado o Ensino Médio em escolas públicas, foram admitidos no programa. Em contrapartida, eles trabalham 8 horas no sábado e 8 no domingo, nas escolas, e mais 4 horas em dia da semana, participando de reuniões de avaliação e planejamento.

Presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), o professor Chalita integra, ao lado do presidente da Comissão de Educação da Câmara, deputado Gastão Vieira, a representação brasileira presidida pelo ministro Cristovam Buarque, da Educação. Cristovam falará ao plenário da Conferência no final da tarde do mesmo dia 2 de outubro.

A participação do secretário Gabriel Chalita no evento não é comum. Este ano, por exemplo, nenhum outro participante, além de ministros vai discursar. A exceção foi aberta por sugestão de Jorge Werthein, representante da Unesco no Brasil. Até 17 de outubro, a conferência reunirá cerca de 3.000 representantes de 190 nações filiadas ou não à ONU, entre eles 300 ministros. São aguardados cinco chefes de Estado.

Em Londres

De Paris, Gabriel Chalita seguirá para Londres, Inglaterra, liderando a missão de secretários do Consed ao Reino Unido. A convite do Conselho Britânico, os secretários brasileiros tomarão contato com diversos níveis do sistema educacional inglês, trocarão informações e experiências e avaliarão possibilidades de formalização de novas parcerias. Na noite do dia 9, durante jantar, Chalita falará como educador às principais autoridades britânicas da área sobre o tema Educação, a solução está no afeto, escolhido pelo próprio Conselho a partir de artigo publicado pelo secretário na imprensa de São Paulo.

Além de participar do Seminário, Chalita aproveitará a permanência em Londres para visitar, no dia 7, a Feltham, instituição de atendimento a menores infratores (em São Paulo, a Febem – Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor está ligada à Secretaria da Educação). No final da manhã do dia 10, o grupo dará entrevista coletiva à imprensa local e aos correspondentes brasileiros em Londres.

A visita dos secretários a Londres foi acertada durante a realização, em junho, na capital paulista, de um encontro com diretores de escolas britânicas brasileiras, organizado em conjunto pelo Conselho Britânico no Brasil, o Consed e a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Na ocasião, foi combinado um intercâmbio de experiências de gestão escolar entre os dois países.

Tatiana Pinheiro