• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 25/08/2021
Notícia

Chamada pública da Educação de SP para empresas de tecnologia digital vai até dia 30

Conteúdos, ferramentas e plataformas de apoio pedagógico e administrativo vão compor o Guia de Recursos Educacionais Digitais do Estado de São Paulo

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) recebe, até 30 de agosto, o primeiro ciclo de inscrições para empresas de tecnologia digital, interessadas em fazer parte do Guia de Recursos Educacionais Digitais do Estado, um catálogo digital composto por conteúdos, ferramentas e plataformas, em formato digital, que facilitam, potencializam e apoiam as atividades de docentes, estudantes e gestores, para fins pedagógicos e/ou administrativos.

O objetivo da chamada é construir um catálogo de recursos educacionais digitais qualificados que poderão ser adquiridos diretamente pelas escolas ou, de forma centralizada, pela própria Seduc-SP. O guia também disponibilizará ao seu público as especificações e informações técnicas e pedagógicas da tecnologia avaliada.

Os inscritos até a data terão seu material selecionado e avaliado até o final de setembro por especialistas servidores da Seduc-SP. Conforme o cronograma do edital, o período de inscrição ficará aberto por 12 meses.

“A tecnologia é uma ferramenta cada vez importante para a educação. E ter um padrão para os recursos digitais em nossas escolas é um ponto essencial para qualificar o uso pedagógico em nossas escolas”, afirma a Secretária Executiva da Educação, Renilda Peres de Lima.

As empresas interessadas em submeter suas tecnologias ao processo de avaliação pela Seduc-SP devem atender aos requisitos de participação descritos no edital e apresentar suas propostas em quatro linhas:

– Ferramenta de apoio à gestão pedagógica.

– Plataforma de aprendizagem adaptativa.

– Biblioteca virtual de livros.

– Biblioteca virtual de questões.

– Ferramenta de apoio à inclusão de estudantes com deficiência.

As inscrições devem ser feitas somente pela plataforma Avaliatec (http://www.guiadetecnologia.educacao.sp.gov.br/), onde os usuários podem encontrar edital do programa (05/2021), com mais informações sobre requisitos de participação, critérios de avaliação e cronograma.

Para a aquisição dos recursos educacionais digitais as escolas poderão usar a verba do PDDE-SP, observando as orientações da SEDUC-SP.

Inclusão digital

O Guia de Recursos Educacionais Digitais do Estado de São Paulo faz parte do Programa Conecta Educação, que reúne uma série de iniciativas Governo de São Paulo para promover a inclusão digital e atender às demandas de estudantes, docentes e gestores do século 21. Entre as iniciativas vinculadas à Seduc-SP estão o Programa Mega Escola, que promove o aumento na velocidade das conexões das escolas para 100 Mbps, até o final de 2022; a renovação do parque tecnológico das escolas, que investe R$ 1,5 na compra de desktops, notebooks, tablets, chips de internet e outros itens e o Programa Computador do Professor, que subsidia até R$ 2.000,00 na compra de computadores pelos docentes.