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quarta-feira, 24/04/2019
Educação Especial

Cidadania, participação e democracia: as vantagens do Grêmio Estudantil

Um dos principais projetos de participação democrática, o Grêmio Estudantil conta com mais de 4.500 escolas participantes na rede pública

A rede estadual de ensino tem diversos projetos que ensinam conceitos e valores da democracia aos alunos. Um deles é o Grêmio Estudantil, uma oportunidade ímpar de estímulo à participação na sociedade e aprendizagem de conceitos democráticos que usa o ambiente escolar como modelo para desenvolver a cidadania nos alunos.

FAQ Grêmio Estudantil: tire todas suas dúvidas

As eleições do Grêmio Estudantil no Estado de São Paulo começaram no dia 04 de fevereiro, no início do ano letivo. Até 2018, 4.826 unidades de ensino mantinham agremiações, número que representa um total de 95,2% das escolas da rede estadual de ensino. Esse número deve aumentar em 2019, uma vez que o processo formativo do Grêmio dura o ano todo.

“O Grêmio colabora para que o aluno pare de olhar para a questão individual e contribua com o espaço educativo”, explica Sonia Maria Bancaglion, integrante da equipe do Grêmio Estudantil na Secretaria da Educação. “Os Grêmios permitem que os alunos vivenciem o que é democracia e compreendam para que e porquê existe um grupo que representa toda a escola”, finaliza.

O funcionamento de um Grêmio Estudantil é simples: alunos formam uma entidade autônoma que represente algum ideal ou ideia na escola. Por meio de assembléias e reuniões com a comunidade, eles  se aproximam da vida escolar e também da rotina da comunidade, sugerindo projetos e melhorias nas áreas de cultura, esporte, social e política.

Ao serem estimulados a terem autonomia sobre suas decisões, os alunos se deparam com a resolução de problemas complexos e também são incentivados a desenvolver competências como resiliência, rapidez de raciocínio e diálogo. “Para mim o grêmio é muito importante porque ajuda a escola a ser um lugar melhor e permite que os alunos participem da responsabilidade de cuidar do nosso ambiente”, afirma a aluna da E.E. Professor Dândolo Frediani, Alejandra Almendras, que participa do Grêmio na unidade.

Todas as unidades de ensino e os estudantes contam com um Documento Orientador para o processo de eleição de representantes dos Grêmios Estudantis.

Exemplo que muda vidas

Em atividade desde 2017, o Grêmio Estudantil “Infantil Confiança”, da E. E. Alfredo Paulino, mudou toda a rotina da comunidade no bairro da Vila Madalena. Já foram organizados clubes de leitura, rodas de conversas e também impactou a visão de muitos alunos sobre o que é democracia. “Aprendi muito com o grêmio. Aprendi a ser democrático e a trabalhar melhor em grupo”, disse o vice-presidente da chapa, Luiz Fernando Alves Barreto.

Já na E. E. Gabriel da Silva, de Atibaia, existem pequenos colegiados ligados a um Grêmio Estudantil maior. “Nós temos também o Conselho Representante de Turma (CRT), a Comissão de Acolhimento Estudantil (CAE) e também a Comissão Eleitoral, com representantes de todas as salas”, diz a professora Elizabete Oliveira.

O Grêmio Estudantil também tem o propósito de melhorar a rotina escolar dos alunos e diminuir o abandono e a evasão escolar. Na E. E. Professor José Sanches Josende, em Mogi das Cruzes, mais de 70 alunos retornaram à escola devido ao projeto chamado Mobilização Social Pela Educação e Cultura de Paz. “Travamos uma batalha com os alunos que não iam à escola e aqueles que retornaram são os que se destacaram dentro da sala de aula”, disse o presidente do grêmio, Gustavo Costa dos Santos Souza.